Na manhã de domingo (28), ocorreu um acidente no trecho recém asfaltado de estrada que liga a BA-220 ao Povoado Lagoa das Pedras (na chamada Região das Areias). Como é comum nessa época de trovoadas, as fortes chuvas que caíram na madrugada, somadas às que já aconteceram durante a semana fizeram parte da estrada, sobre alguns bueiros que não comportaram o volume de águas pluviais, ceder e abrir uma grande cratera, por isso, por volta das 05h um veiculo conduzido por Arilton de Jesus Leal conhecido por “Ari Goleiro” natural de Cansanção, residente atualmente no Povoado Lagoa das Pedras, ao passar pelo local, teve o seu veículo engolido pela cratera, como se vê das fotos.
Mesmo diante a gravidade do acidente todos os ocupantes do veículo tiveram apenas alguns ferimentos leves, mas conseguiram sobreviver ao sair a tempo da água tomar todo o veículo. A pista já foi interditada, o que tornou todos os povoados que necessitam da pista ilhados até que se construa a ponte ou um desvio no local.
A pista da região das Areais foi construída recentemente e liberada no final do ano passado, em meados de novembro de 2023, porém ainda não foi inaugurada oficialmente.
Três trechos foram totalmente destruídos
O trecho entre Lagoa de Cima e Lagoa do Meio foi onde ocorreu o acidente envolvendo o veículo de Ari e o trecho entre Lagoa das Pedras e Caldeirão de Areia que também cedeu ficou totalmente alagado.
A construção da rodovia começou em 2023 e segundo publicação da própria prefeitura o investimento do Governo do Estado na obra foi de mais de 34 milhões de reais, especialistas criticam que não foi observado o fluxo de água durante as chuvas de verão e que nos locais que cederam deveriam ter sido construída pontes ao invés da instalação de manilhas, que não suportam a força da correnteza e em consequência destruíram parte da pista.
CN | Monte Santo.Net