A BR 324 é uma rodovia bastante conhecida e movimentada, que segundo pesquisa realizada pelo Calila Notícias começa em Balsas no Estado do Maranhão e termina em Salvador, aliás, o trecho de maior fluxo de veículos é entre Feira de Santana e Salvador que tem mais de 100 km de pista duplicada.
De alguns anos para cá sofreu mudanças no trecho que passa por Umburanas, Ourolândia, até Jacobina onde tem um Posto da Polícia Rodoviária Estadual. Sobre a BR 324, “foi colocada” uma BA (rodvia estadual) 368 sob a responsabilidade da PRE.
De Jacobina até o Posto Trevo é BR 324 que corta Capim Grosso, São José do Jacuípe (Itatiaia), Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Tanquinho e Posto Trevo onde ‘dá uma pausa’ de 25 km até Feira de Santana quando é retomada até Salvador.
A Agência Calila desde 1993 cobre tudo que acontece na maior parte do trecho desde coberturas jornalisticas em emissoras de rádio até o Site Calila Notícias que completa 18 anos em outubro e seguramente afirma que esta tragédia que aconteceu no fim da noite de domingo, 07/01/2024, foi a maior dos últimos trinta anos. Foram 25 mortes em decorrência de uma colisão envolvendo um micro-ônibus e um caminhão carregado com mangas.
Antes deste, o mais grave tinha sido uma colisão envolvendo um VW Gol e um caminhão carregado com mármores que vitimou fatalmente 7 jovens moradores de Riachão do Jacuípe que se dirigiam para participar do São João antecipado de Nova Fatima no ano 2011.
A maior parte dos acidentes foram registrados no trecho Riachão – Tanquinho, sempre com muitas vítimas, de maneira que nossa reportagem fez o trajeto mostrando o perigo existente, ou seja, nos 57 km de Riachão ao Posto Trevo tem exatamente 57 placas com informação de ultrapassagem proibida, em média uma placa por quilometro. Relatamos também algumas ocorrências.
Trecho Riachão do Jacuípe / Posto Trevo tem 57 km de distância e 57 placas de ultrapassagem proibida