O primeiro Ba-Vi de 2024 fez jus à toda expectativa criada. Em jogo aluciante e com duas viradas, o Vitória levou a melhor sobre o Bahia e venceu partida por 3 a 2, válida pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Osvaldo abriu o placar, mas viu Thaciano e Everton Ribeiro virarem o clássico ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o Leão tomou conta do jogo desde o início, aproveitou expulsão de Rezende e voltou a ficar à frente com Osvaldo e Alerrandro.
Primeiro tempo
A primeira metade do Ba-Vi foi frenética. Logo aos cinco minutos, o Bahia falhou na saída de bola, Matheusinho aproveitou e tocou para Everaldo escorar para Osvaldo encher o pé e abrir o placar. O Bahia não sentiu o golpe e, aos 10 minutos, Luciano Juba acertou o travessão em cobrança de falta. Aos 15, o Tricolor encaixou um belo contra-ataque que teve Everaldo enfiando bola na medida para Thaciano invadir a área e chutar na saída de Muriel para empatar o clássico. Aos 25 minutos foi a vez do Leão sair em ótimo contra-ataque e ter Osvaldo na cara do gol após passe de Matheusinho. O camisa 11, porém, não contava com o brilho de Adriel, que fez grande defesa. E quem não faz…Aos 41 minutos, Luciano Juba acertou um cruzamento na medida para o baixinho Everton Ribeiro aparecer entre os zagueiros e virar a partida no Barradão.
Segundo tempo
A etapa final seguiu em ritmo acelerado, mas, diferente do primeiro tempo equilibrado, teve o Vitória melhor na maior parte. Logo aos três minutos, Matheusinho recebeu dentro da área, bateu cruzado, e ninguém apareceu para completar. Antes dos dez minutos, os dois times tiveram outras duas boas chances, com Juba, para o Tricolor, e Matheusinho, para o Leão. Aos oito, Osvaldo perdeu chance incrível após Mateus Gonçalves cruzar rasteiro na medida para o camisa 11, que finalizou muito por cima. O time mandante seguiu em cima e aumentou a pressão após expulsão de Rezende que tinha entrado no lugar de Thaciano, aos 6 e ao 26 min foi expulso após cometer duas faltas violentas. Quatro minutos depois da expulsão Osvaldo empatou em conclusão de cabeça. E, aos 38, veio a virada em cabeçada de Alerrandro, após cobrança de escanteio. O Bahia ainda perdeu mais um jogador expulso, o volante Jean Lucas, e teve boa chance em cobrança de falta de Yago.
Fim do jejum
Com o triunfo neste domingo, o Vitória encerrou uma sequência de quatro jogos sem vencer o maior rival.
Como fica
Com a vitória, o Rubro Negro foi a 13 pontos e colou no Bahia também com 13, mas o tricolor está em segundo pelo saldo de gols. O líder é a Juazeirense, com 14 pontos.
Próximos jogos
Vitória e Bahia têm competições distintas como próximos compromisso. Nesta quarta-feira, o Leão encara o Náutico, às 19h (horário de Brasília), no Barradão, pela Copa do Nordeste. No mesmo dia, mas pela Copa do Brasil, o Tricolor visita o Moto Club às 20h.