A Quarta-Feiras de Cinzas para o catoliscimo marca o início da Quaresma que representam os 40 dias de sofrimento de Jesus Cristo até sua morte. Uma tradição antiga está cada vez mais rara de se vê, mas se depender da familia da dona de casa Rita de Cássia Santos Lima essa tradição cristã não acaba.
Ela lembra que recebia a marca da cruz na sua testa quando criança, aplicada pela sua mãe Vandira Ferreira da Silva Santos, a cinza era produzida pelo ramo seco usado na procissão de domingo de ramos do ano anterior.
Cássia se tornou mãe e manteve a tradição de fazer a cruz na sua testa e na testa dos seus filhos Carla, Cássio e Ana Cláudia que também se tornaram pais e seguem o mesmo rito com seus decendentes. Carla Santos Lima, mãe de João Pedro e João Miguel que logo que acordaram nesta quarta-feira,14, receberam o sinal da cruz e parece que aceitam muito bem, que diga João Miguel. Ana Eduarda e ìcaro que aparecem na foto em destaque ao lado da avó, são filhos de Ana Cláudia. Michel e Ian são filhos de Cássio que também sempre receberam com muita alegria o simbolo maior do cristianismo.
Muitos fiéis católicos aproveitam o momento da celebração da Missa de Cinzas logo pela manhã e se dirigem até o padre para desenhar o simbolo sagrado, porém dona Rita de Cássia afirma que ‘a pindoba é benzida depois da procissão de ramos, então quando chega este dia eu queimo, transformo em cinza e aplico nos meus filhos e netos”, contou.
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.
O que significa a Quarta de Cinzas
Fim do carnaval e início da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas é um dia de transição entre a folia e o período de “preparação” para a Páscoa, na tradição cristã. Durante 40 dias, os devotos voltam seus olhares à celebração em memória à ressurreição de Jesus Cristo, que, em 2024, acontece no dia 31 de março.