O cantor e compositor coiteense Ailton Vizek homem simples e de familia humilde, responsavel pela composição de dezenas de músicas, algumas delas ganhou repercussão nacional nas décadas de 1980 – 1990 quanto fez parte da Banda Astral que depois ganhou o nome Batukuerê, e depois no Caciques do Nordeste, não vive uma realidade de muitos artistas brasileiros que com o passar dos anos acabam caíndo no anonimato e muitas vezes não é lembrado nem mesmo em sua cidade natal.
Ele recebeu o convite do maestro Josevaldo Almeida (Nim) lider da Banda o Som do Sisal formado com alguns músicos da Orquestra Santo Antônio que utiliza instrumentos fabricados com a flecha do sisal para ser o vocalista do grupo durante apresentação no Carnaval de Salvador, ele talvez sem acreditar em poder voltar a se apresentar no maior carnaval do planeta, aceitou o convite, fez alguns ensaios e rumou para a capital onde se apresentaria na tarde de sexta-feira, dia 9, no circuito Osmar no Campo Grande.
Ele fez uma postagem no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ao Calila Notícias agradeceu por lembrar sempre dele, pela publicação da primeira reportagem que teria Vizek no comando da Banda o Som do Sisal e falou bastante emocionado parecia que já estava morto, desconsiderado e ignorado.
Ele afirmou que está comemorando a redescoberta como um gol numa final de campeonato, momento histórico sendo reconstruído no carnaval de Salvador. “Foi um banho, tomei um banho de axé”, comemora.
Saiba mais sobre a vida artisitca de Vizek
Nasceu em Conceição do Coité, 25 de fevereiro de 1964, em poucos dias vai completar 60 anos,
1985 – O início profissional de Ailton Oliveira da Silva que ganhou o nome artistico Ailton Vizek participando de duas bandas distintas; Banda Astral que nasceu junto com a Axé músic tornando-se sucesso na região sisaleira grande destaque nas festas de Carnaval, Micareta, bailes de formatura. Os Diagonais do Baião, banda de Forró Raiz com agenda cheia nos meses de maio/junho… Sucesso regional!
1986 – Vizek e Banda Astral faz estréia na Micareta de Coité. (A meia noite os trios paravam e a festa continuava nos clubes sociais.
A Banda Astral tocou três noites no Baile das Morenas no Clube do Povão onde Vizek deu ‘uma canja’ no segundo dia em cima do trio elétrico Marabá.
1987 – Banda Astral e Daudeth Santana no Carnaval de Salvador.
1988 -Lançamento do LP/ Mix – Energia Transcendental – Estúdio WR SA
Ninfa (Vizek),
O Ceú tá lindo (Vizek),
Maracá (Coelho e Vizek)
1988 – Vizek e trio elétrico Traz Amor
Em turnê de 45 dias no município de Santo Antônio de Jesus – Showmício (Política), hole proibido.
1990 a 1994 – Vizek voz e violão
Repertório MPB Barzinho Sisaleiro
Shows em praças públicas, barzinhos, aniversários, amigo oculto, piscinas…
1992/93 – Banda Hits Bahia tocava Axé músic e no mês de junho fazia Forró.
Junho/1994 a julho/2000 – Banda Caciques do Nordeste
Vizek: Compositor
1993 – Banda Laranja Mecânica: LP e CD “Luz do Farol” e “Sinal verde” (Vizek)
1994 – Marcia Porto – LP-CD: “Sonhos e fantasias” (Vizek)
1994 a 2000 – Vizek e Caciques do Nordeste
Função: Cantor, compositor, contrabaixista, produtor musical, atuando na Preparação de Repertório e concepção de arranjos dos primeiros cinco (05) Produtos fonográficos da Banda “Forró Caciques do Nordeste”.
Vizek compôs mais de 20 músicas gravadas pela Banda “Forró Caciques do Nordeste”, eis alguns destaques;”Vai Cair Toró”,”Chuvinha fina”,”Será que vai chuver”,”Brasil”,”Ciúme”,”Vem me acender”.
Banda Batukerê:
“Fuxico”, “Tô em água”, “Cadê você”,” Dia de feira”…
2010 – Cheiro de Amor:Tô em Água(Vizek), CD-DVD gravado ao vivo no Mineirão-BH – Axé Brasil.
2012 – Roquinho do Forró: gravou O Céu tá lindo (Vizek)
2014 – Roquinho do forró: Festa do meu coração (Vizek)
Algumas Parcerias, Produção e Participações especiais;
1999 – CD Movimento – Sérgio Mattos & Amigos.
Participação especial de Vizek cantando a música: ” Moça Dançadeira”(Sérgio Mattos e Vizek) Faixa 15.
2000 -Vizek: Produtor Musical do CD “Carro de boi” – Miudinho e Passarinho, e ainda fez Participação especial na Faixa 5
Zazá (Cantiga de Reis) de sua Autoria
Vizek solo e parcerias de 2001-2024