O Águia Resgate projeto de socorristas voluntários de Conceição do Coité teve um plantão de domingo movimentado, principalmente no fim da manhã quando foi acionado para prestar socorro a uma vitima na BA 120 e quando estava no hospital pegou uma criança que não pode ser atendida no Hospital Português e a levou até uma ambulância do SAMU.
O primeiro aconteceu na rodovia BA 120, na Ladeira da Juliana, saída de Coité para Riachão onde houve uma colisão envolvendo duas motocicletas.
Segundo Gildo Carneiro motorista e coordenador do Águia o acionamento aconteceu por volta das 11h, a equipe foi informada que duas motocicletas seguiam no mesmo sentido, quando a que viajava na frente tentou livrar-se de um buraco e a outra colidiu no fundo provocando a queda dos dois condutores.
Ainda de acordo com Gildo a pessoa que conduzia uma Honda Pop conseguiu ir pilotado até a emergência do Hospital Português, não sabendo informar sobre ferimento, enquanto a outra vítima ficou aguardando a chegada do Águia, consciente e orientado, porém com escoriações pela face, membros superiores e inferiores, e laceração profunda em um dos pés.
O mesmo identificado como Lucas da Silva Santos recebeu os primeiros atendimentos no local, em seguida foi encaminhado pela ambulância do Águia para o Hospital Português.
Segundo acidente
A equipe estava no Hospital Português para onde levou a primeira vítima de acidente quando um veículo particular chegou com uma criança com fratura exposta no pé direito. A referida unidade de saúde não recebeu o paciente por ser criança e o segurança orientou que a mesma fosse levada para a Unidade Materno Infantil (UMI).
Segundo Gildo Carneiro quando o motorista funcionou o carro e saiu com destino a UMI a criança deu um grito muito forte de dor, o condutor desceu e pediu ajuda a ele [Gildo] para tentar fazer algo, já que a criança estava sofrendo bastante, e de imediato a equipe fez e imobilização. Diante da gravidade e ao ser informado pelo grupo que era fratura exposta, Gildo resolveu acionar o SAMU – Serviço de Atendimento Movel de Urgência, marcou um local para encontrar a ambulância do serviço móvel e deixou a criança aos cuidados da equipe médica.
Gildo disse ao Calila Notícias que a criança estava na garupa de uma motocicleta pilotada por uma tia quando perdeu o controle e caiu na estrada que liga a sede de Coité ao Distrito Aroeira.
O CN perguntou a Gildo o por quê de levar até uma ambulância do SAMU ao invés da UMI, e ele explicou que foi diante do quadro de saúde do menor, que o SAMU deveria ser o caminho mais curto para uma possivel transferência, já que segundo ele a UMI não tem suporte. “Enquanto os meninos [socorristas] estavam imobilizando, eu liguei pra o SAMU e conversei com o médico regulador, expliquei a situação e marquei um ponto de encontro em frente ao Polivalente, mas a ambulância não tinha chegado e encontrei na Avenida Luiz Eduardo, onde a equipe atendeu e medicou a criança, em seguida conduziu o menor pra UMI onde foi aberto a solicitação para regulação e a transferência aconteceu no fim da tarde e o paciente foi levado para o Hospital da Criança em Feira de Santana”, disse o coordenador do Águia.
O garotinho de prenome Levi teve fratura de tíbia e fíbula e deve passar por cirurgia ainda nesta segunda-feira, 25.