O município de Barrocas comemorou entre a noite de sábado, 30 e madrugada deste domingo, 31, o 24º aniversário de emancipação política e administrativa, é o Caçulinha da Bahia juntamente com Luiz Eduardo Magalhães no Oeste do estado.
Nesses 24 anos muito raramente a Prefeitura promoveu eventos com artistas da música profana, já que a data de aniversário acontece sempre dentro da quaresma e próximo a Semana Santa, e em respeito a tradição católica os dois gestores que antecederam ao atual prefeito José Jailson de Lima Ferreira, popularmente conhecido como Jai de Barrocas, Edilson Lima, seu irmão, e Almir de Maciel comemoraram com artistas do mundo gospel e os famosos padres: Zezinho, Antônio Maria, Alessandro Campos além de outros grupos religiosos.
O prefeito José Jailson lembra que nos seus oito anos de mandatos, pela primeira vez o calendário permitiu trazer outras atrações e como está sendo seu último ano, contratou àqueles que mais se identificam com os foliões de Barrocas e de outras cidades, ou sejam: Toque Dez, Xanddy Harmonia, Iguinho & Lulinha e O’nyppe.
De acordo com o prefeito as festas em Barrocas têm crescido muito e não sabe se no São João os festejos serão comemorados na Praça da Matriz que tem o nome de Praça São João em homenagem ao Padroeiro do município, e vê grande possibilidade de mudar a festa para o estádio municipal. “Talvez por essa organização, o respeito as pessoas, a forma de governar, a segurança que a gente promove em cada evento e as atrações renomadas, acaba trazendo este grande público e vejo que é necessário a mudança para dar maior comodidade e que as pessoas possam assistir aos shows em ambiente mais aberto”, disse Jai, e ao se referir aos grandes nomes afirmou que já está fechado o contrato com Bell Marques e Nadson O Ferinha para o São João e outros nomes de peso serão divulgados em breve.
O prefeito aproveitou para dizer que Barrocas tem muito o que comemorar nesses 24 anos de emancipação, não só pelas obras e o crescimento da cidade, para ele o maior feito de um município é sua emancipação, “estamos comemorando em grande estilo, ano passado também não foi diferente quando fizemos uma grande festa com o Padre Alessandro Campos, trazendo inclusive para abençoar por não ter realizando festa nos anos 2021 – 2022 por conta da pandemia, trazer o padre pra Barrocas era um sonho que eu tinha e assim como os artistas de hoje, a multidão lotou a Praça”, lembra Jai.
Motivo em dobro pra comemorar
Vale lembrar que Barrocas diferentemente da grande maioria dos municípios, viveu momentos de alegria e frustração quando foi emancipado de Serrinha em 1985, mas um Lei derrubou a emancipação três anos depois, mas seus principais lideres criaram o Grupo Barrocas Livre que retomou a luta e conseguiu sua reemancipação em 30 de março de 2000, e Jai entralou para história quando ainda muito jovem assumiu a responsabilidade de dirigir a Secretaria de Finanças do Município.
A festa
Toque Dez mostrou porque vem sendo uma das bandas mais requisitadas em todo estado da Bahia, foi a primeira a subir no palco às 22h e antes mesmo do vocalista Milsinho iniciar a música, a multidão já estava cantando, dando demonstração que conhece todo repertório do arrocha romântico.
Xanddy Harmonia foi o segundo, entrou em cena 01h da madrugada e o cantor que passou dos 30 anos de carreira, está no segundo ano em carreira solo, mas não perdeu a identidade e não desapegou do repertório do Harmônia do Samba.
O cantor após assumir carreira solo resolveu inovar quando lançou um grupo de bailarinos que mostra muito entrosamento no palco e também vem garantido agenda cheia do cantor.
Os irmãos, do povoado de Curituba, em Canindé de São Franscisco no estado de Sergipe, entraram para o time de revelações da música nacional tendo o forró e o piseiro no repertório. A dupla subiu ao palco cerca de uma hora e meia depois do Xanddy Harmonia.
O’nyppe subiu a palco quando o dia estava clareando e seu ritmo alucinante, bem ao estilo de Oh Polêmico, Lá Furia tirou o sono do publico presente.
Veja também
Redação CN