Deputados da Comissão de Saúde e Saneamento e de outros colegiados da Assembleia Legislativa visitaram, na manhã de terça-feira (12), as instalações do novo Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, inaugurado há uma semana. Recepcionados pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, os parlamentares conheceram as principais dependências da maior unidade estadual de ortopedia e traumatologia do Brasil, localizada no bairro do Cabula, em Salvador.
Na sua fala inicial aos parlamentares, a gestora da Sesab disse que tinha muito orgulho em oferecer um excelente serviço à população baiana. “É um centro de referência, especializado em ortopedia, que vai desde o tripé de tecnologia, ensino/pesquisa e assistência, tendo a expectativa de realizar 290 mil atendimentos no ano e 1.300 cirurgias por mês. É um investimento de 224 milhões de reais que estamos fazendo, pensando em atender e acolher mais rápido e melhor os pacientes”, afirmou.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Alex da Piatã (PSD), destacou o empenho do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo, em construir um equipamento de qualidade e fez um balanço positivo da visita. “Cada deputado aqui, representante de um segmento, de uma região do estado, saiu com a certeza de que existe um serviço de ortopedia de excelência, que vai, com certeza, zerar essa fila da regulação que temos há alguns anos na Bahia”, declarou.
A gestão do hospital conta com a experiência de 68 anos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, instituição de saúde que ocupa a primeira posição, na América Latina, em cuidados na área de ortopedia.
Na apresentação que fez aos legisladores, o diretor-geral do hospital, Roger Monteiro, mostrou em números a estrutura que foi montada pela administração pública. São 212 leitos, com 30 deles para Terapia Intensiva, 13 salas de cirurgia e 16 consultórios ambulatoriais, além de equipamentos para exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio- x e até uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
Os deputados estiveram no ambulatório, onde devem ser realizadas 14 mil consultas por mês, ficaram impressionados com a piscina de hidroterapia para ajudar na reabilitação dos pacientes, ouviram informações técnicas sobre a utilização dos equipamentos de fisioterapia no pós-operatório e conheceram as enfermarias de internação. As últimas paradas da comitiva foram no Setor de Bioimagem e na Sala de Cirurgia.