O município de Cansanção no território do sisal é mais um que após receber grande volume de chuva nos últimos dias, vem contabilizando sérios prejuízos com alagamentos, ruas e estradas vicinais danificas. De acordo com a Prefeitura, as recentes chuvas que vem caindo desde a última terça-feira (2), com intnsas precipitações, geraram uma série de ocorrências que demandam atenção e ação imediata por parte da gestão pública.
Segundo a Prefeitura, o Governo municipal está mobilizando esforços para lidar com os impactos das chuvas. Equipes de pronto atendimento estão nas áreas afetadas, na Sede, para prestar assistência às famílias atingidas, realizar avaliações de danos e promover ações de limpeza e recuperação das vias públicas. Contudo, algumas localidades estão com acesso remoto, por conta de grandes alagamentos como: estrada que liga a sede do município aos povoado Jatobá; Cacimbas; Lagoa do Frade; Capoeiras e região das Areias; além da sede até Santo Ambrósio e Assentamentos; Mandacaru e Lagoa do Curral via Maria Preta.
A Prefeitura informa ainda que outras localidades como os assentamentos da Lage do Ambrósio e Santo Ambrósio estão em situação crítica, ilhadas, por conta das chuvas que caíram e aumentaram os níveis dos rios e das represas que transbordaram na madrugada desta quinta-feira (4) comprometendo todo acesso.
As localidades do município que mais receberam chuvas foram Nossa Senhora das Graças 50mm, Sede 72mm, Estrelinha 43mm, Laje Comprida 25mm e Alguidar 59mm.
“Vale ressaltar que foram registrados volumes de água quase quatro vezes mais do esperado. A média dos últimos cinco anos foi de 179,4mm. De janeiro deste ano até o início de abril foram registrados 666,4 mm de volume de chuva. No mesmo periodo do ano passado (2023), foi registrado apenas o volume de 22mm”, diz a nota.
Ainda assim, medidas preventivas estão sendo tomadas, conforme Decreto nº 006/2024, de 30 de janeiro de 2024, atendendo as normas da Portaria nº 260/2022 – MDR, classificando a Situação de Emergência afetadas por Tempestade/Local/Convectiva/Chuvas Intensas como Nível II, para minimizar os riscos e proteger a população.
Ações de monitoramento contínuo das áreas vulneráveis, reforço na manutenção de sistemas de drenagem e comunicação constante com os moradores são algumas das estratégias adotadas pela administração municipal.
Conforme um vídeo recebido pela redação do CN, um cidadão que fez a gravação disse que uma represa transbordou pela primeira vez, depois de 25 anos de construída.
Represa com 25 anos de construída em Cansanção transborda pela primeira vez e causa enorme alagamento. Veja reportagem completa no https://t.co/8jzPH8XunP pic.twitter.com/Yyr27N8o9r
— Calila Notícias (@calilanoticias) April 4, 2024
A Prefeitura estava com algumas inaugurações para estes dias, mas suspendeu por conta das chuvas – Veja a publicação
Ver essa foto no Instagram