A Prefeitura de Conceição do Coité na gestão Marcelo Araújo (União Brasil) vai realizar no fim deste mês, de 26 a 28 mais uma Coité Folia, a terceira em quatro anos, não aconteceu a primeira porque estava em plena pandemia do novo Coronavírus, em 2022 foi realizada quando o vírus não era tão letal e o prefeito optou por realizar um pouco mais a frente, mês de setembro, e, após fechada a grade de atrações principais, não tinha nenhuma voz feminina, o Calila Notícias inclusive fez uma reportagem sobre a ausência de uma representante feminina entre as quarenta atrações do total, incluindo de bandas regionais e locais. Veja o cartaz no fim desta reportagem
Em 2023 a cantora Aline Rosa foi única contratada e representou a classe feminina em cima do trio.
Nesta terça-feira, 16, a Prefeitura publicou um card em redes sociais das atrações do Coité Folia 2024 e, assim como em 2022 não contratou mulher para se apresentar, como citava uma coluna no ‘O Sertão’ jornal periódico dirigido por Mário Silva quando publicava mulheres em destaque que chamada “Colírio”. Com a palavra Mário Silva referente ao significado, mas em Coité, a Coité Folia praticamente não investe em ‘Colírios’.
Vale resssaltar que a reportagem faz referência as atrações principais, àquelas consagradas no cenário estadual e nacional, no cartaz que pode ser visto abaixo é possivel encontrar três mulheres ‘no rodopé’ do card que certamente vão mostrar seus talentos, o CN conseguiu identificar apenas Luciana & Cia que por sinal vai puxar seu próprio bloco.
Em tempo breve faremos a edição desta reportagem para falar das outras duas mulheres, quem são e as respectivas bandas.
Com Vertinho e Tom a mulherada tinha vez e voz
A mulherada sempre fez parte da tradicional Coité Folia nos governos de Vertinho (três mandatos) e Tom Araújo (um mandato), primo e irmão de Marcelo Araújo respectivamente. Com eles as cantoras que de destacavam no carnaval de Salvador e Micareta de Feira que sempre acontecem antes do Coité Folia, era agenda certa em Coité, a exemplo de Daniela Mercuri, Márcia Freire, Simone Moreno, Emanuelle Araújo, Cláudia Leite, Ivete Sangalo, entre outras.
Em 2022 o CN contato com um membro da comissão da festa buscando uma resposta para ausência de atração feminina e ele respondeu que não tinha notado, só percebeu quando a matéria do Calila foi ao ar.
Por quê será que a Prefeitura nesta atual gestão não investe na voz feminina; cachê muito alto em relação aos homens? Manteve contato com todas e nenhuma tem agenda disponivel ou não aceitaram a proposta?
Atrações repetidas
Parte da população está questionando o fato da festa ter très atrações que estiveram no ano passado; Edson e Isaque Gomes, Psirico, Oh Polêmico, sem contar com outras duas que em tese não podia mesmo ficar de fora por serem pratas da casa, Batukuerê e Chaonda.
Em resumo, de novidade somente Xand Avião, Lá Fúria, Parangolé e Escandurras.
Espaço aberto para a Prefeitura se manifestar.