A deputada estadual Soane Galvão (PSB) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues e ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Pedro Maia, que designem um promotor criminal titular para Conceição de Coité. Na indicação onde oficializou o pleito, ela traçou considerações sobre a alta taxa de crimes, sobretudo de feminicídios, tentativas de feminicídios e violência doméstica no município, “o que demanda atuação célere” da Procuradoria.
Segundo ela, trata-se de uma “necessidade premente”, porque o município enfrenta “uma preocupante escalada de crimes”, o que exige “uma atuação célere e especializada” por parte do Ministério Público, visando não somente a responsabilização dos autores, mas, também, a implementação de políticas de prevenção e proteção às vítimas. Ela acredita que a presença de um promotor em Conceição de Coité possibilitará intervenção mais efetiva por parte do Ministério Público, “contribuindo para a promoção da justiça e para o enfrentamento dessa grave problemática que assola o município”.
O assunto, prossegue a socialista, merce “atenção e ações efetivas” dos Poderes Públicos, uma vez que a violência contra a mulher apresenta dados “alarmantes que merecem nossa melhor e maior atenção”. Ela defende a implementação de políticas públicas para o enfrentamento rápido desse problema, que começaria com a designação de um promotor criminal titular.
A deputada encaminhou uma representante do seu mandato na semana passada em um importante encontro na cidade que debateu a Violência Contra à Mulher.