O Instituto Imodernizar, inaugurou na manhã de quarta-feira, 29, sua unidade hospitalar própria em Riachão do Jacuípe. O Hospital-Dia é uma ampliação das ações de promoção a saúde do Núcleo Promoção de Assistência a Saúde do Instituto e está de portas abertas onde funcionou o Centro Médico Rômulo Gordiano, na Avenida Eliel Martins, saída Riachão – Coité.
O ato de inauguração contou com a presença dos irmãos Jacó e Esaú [gêmeos] fundadores do Instituto, Joelma da Conceição Ferreira atual presidente do IM, Gil Rios diretor técnico do Hospital-Dia, Miriam Borges coordenadora de administração geral, Vanessa Salles coordenadora hospitalar, médica Rosa Gordiano, viúva do saudoso Dr, Rômulo e Diego Coronel deputado federal, Tiago Gileno médico e ex-prefeito de Ponto Novo, além de outras autoridades, profissionais de saúde e público em geral.
Segundo Jacó Silva superintendente executivo do IM, o regime do funcionamento do Imodernizar Hospital-Dia, atuará na assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de até 12 horas e conta com serviços de consultas especializadas na área de otorrinolaringologia, ortopedia, dermatologia, reumatologia, pediatria e ultrassonografia.
Ainda de acordo com Jacó, o público alvo serão os pacientes encaminhados do Núcleo, pacientes do próprio município e da região circunvizinha através de termo de pactuação com gestores através de agendamento prévio, contando também com uma estratégia de saúde em parceria com a secretaria de saúde do estado – SESAB, levando a marca do governo do Estado em sua ações.
Jacó destaca que o Instituto Imodernizar já existe há mais de 10 anos tendo como sede Riachão do Jacuípe, é uma entidade sem fins lucrativos, já realiza mais de um mil atendimentos/mês em uma outra estrutura e também em unidades móveis devido a demanda e as perspectivas de crescimento da organização a decidiu ampliar pra um hospital dia.
Jacó Silva comentou até aqui sobre o que o instituto e o que tem ofertado em outra estrutura e através de unidades móveis. Ele explica como será o atendimento no Hospital-Dia – Ouça clicando abaixo da foto
O ex-superintendente de Relações Institucionais Esaú Silva ao fazer uso da palavra antes do descerramento da fita se emocionou por tamanha conquista ao lado do irmão Jacó. Ele agradeceu a Deus e a familia, a sociedade jacuipense, de modo especial as pessoas mais simples e humildes que convivem com ele no dia-a-dia, “vocês sim, são os convidados especiais do nosso evento”, afirmou.
Ele lamentou a ausencia do gestor municipal, dos vereadores, mas ninguém compareceu e salientou que aquele momento seu discurso não era político, já que tem o nome entre os destaques como pré-candidato a prefeito.”Meu discurso hoje é de alguém que fundou o Instituto Imodernizar juntamente com meu irmão Jacó, e com todos nossos colaboradores e todos àqueles que receberam benefício do nosso instituto. Tirem o ódio do coração, tenha consciência do que nós estamos fazendo hoje é benéfico pra cidade”, falou Esaú e recebeu aplausos do público presente.
Ele aproveitou para enaltecer o trabalho da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses que esteve representada pelo seu presidente Lucival Souza. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar esteve representado pelo presidente Teodomiro Paulo, presidente da CDL Edilene, Sicoob por Gabriel e Rafaela e Alan Cristian da Loja Maçônica.
Em entrevista para o CN, Esaú destacou que o Instituto Imodernizar surgiu em Riachão do Jacuípe e já conta com sede no estado de Sergipe e o próximo passo é o Estado de São Paulo, tudo em parceria com administração pública, “Imodernizar é uma das poucas entidades na Bahia que tem a certificação ministerial – CEBAS – Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde.
Esaú salientou que foi feito um investimento na ordem de R$ 3 milhões desde a revitalização do imóvel, foi todo reestruturado, atendendo todas as normas para poder transformar em um hospital-dia que foi criado a partir de uma concessão com a familia do saudoso Rômulo Gordiano.
Doutora Rosa Gordiano lembrou que há 15 anos quando seu esposo inaugurou o Centro Médico Rômulo Gordiano era o que tinha de mais moderno, era a realização de um sonho, mas ele tinha outro e não pôde realizar, a construção de um consultório num bairro popular em Riachão com atendimento gratuíto, “e hoje eu vejo esse sonho de Rômulo realizando através do Imodernizar, e é com muita emoção que eu digo pra vocês muito obrigado por tudo, sucesso e muita realização.
Gil Rios diretor técnico do Hospital-Dia disse que esta obra é sonho de gente grande e lhe deixa ainda mais alegre por saber que é um presente pra população mais carente de Riachão do Jacuípe [e região] que utilizará todos os serviços que serão ofertados. “São onze leitos de esperança, este foi o slogam que mais me agradou, o primeiro adesivo que foi fixado nas paredes, onze leitos de transformação.Quando a gente fala em leito de esperança, não é de uma esperança pautada em papel, é de uma esperança de a gente conseguir treinar as demandas que estão represadas em uma região de saúde inteira”, destacou o diretor da unidade.
Diego Coronel fez questão de prestigiar o ato e disse ter ficado muito feliz pela conquista dos irmãos Esaú e Jacó e que este hospital é um grande marco para Riachão e região e “tenho certeza que não é um hospital que está fazendo pra eles e sim pra população. Em Brasilia vou trabalhar para colocar emendas para este hospital porque sei da importância de investimento em saúde”, finalizou.
Durante a inauguração do Hospital-Dia teve também o momento ecumênico onde o padre Denivaldo, pastor Hudson e o espiritualista Luiz Silva, pai de Jacó e Esaú, levaram a mensagem de positividade a nova unidade de saúde.
Paralelo a inauguração a unidade móvel atendia dezenas de pessoas ao lado do hospital
Veja outras fotos