Com a responsabilidade de intermediar demandas e dar suporte a um grupo de deputados que tem mostrado insatisfação com a condução política do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Angelo Coronel (PSD) assumiu a liderança desse chamado “G10” da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). As informações são do Bahia Notícias parceiro do Calila.
O grupo é uma extensão do G7 formado por parlamentares do PL e do PP, por exemplo, que em 2022 marcharam com a oposição na corrida pelo governo da Bahia e migraram o apoio na Casa Legislativa para Jerônimo Rodrigues (PT) pouco após a apuração das urnas. Confira abaixo a composição do grupo:
Antonio Henrique (PP);
Felipe Duarte (PP);
Hassan Iossef (PP);
Nelson Leal (PP);
Niltinho (PP);
Raimundinho da JR (PL);
Vitor Azevedo (PL);
Luciano Araújo (SD);
Larte do Vando (Podemos);
Angelo Coronel Filho (PSD);
Em entrevista ao Bahia Notícias na segunda-feira (3), durante o podcast Projeto Prisma, Coronel confirmou que se reuniu com os deputados de outros partidos e somando o novo G10 com parlamentares do PSD contabilizou 20 deputados sob sua influência.
“O governo na base hoje tem 42, então poderá ficar sob o guarda-chuva do PSD praticamente a metade da Assembleia”, detalha Coronel, que assume um papel de negociador também com o Executivo.
Recentemente o BN mostrou que o governador tem enfrentado dificuldades na Casa Legislativa. Deputados do bloco governista avaliam que a base está “inchada”, onde o governo não estaria conseguindo atender de forma satisfatória as demandas dos parlamentares.
A insatisfação seria a razão dos recentes “embates internos” em votações na AL-BA. “Gera muitos descontentamento. Alguns defendem uma base mais enxuta”, indicou um deputado.