Apesar de muita polêmica principalmente por lideranças da esquerda do município de Cansanção no Território do Sisal, após uma reunião em Salvador no mês de março deste ano, onde ficou decidido que a atual prefeita Vilma Gomes eleita pelo União Brasil em 2020 formaria a chapa na disputa da reeleição com o vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores Rodrigo, a situação vai caminhar mesmo como ficou decidido naquele reunião, conforme decisão da Federação Brasil Esperança – Veja a resolução no fim desta reportagem.
Ari de Almerindo ex-prefeito por dois mandatos, ele que votou com Rui Costa para deputado federal, depois para governador, em 2020 disputou a Prefeitura com Vilma e saiu derrotado, ao tomar conhecimento da aliança do companheiro Rodrigo com Vilma protestou e prometeu mobilizar o Diretório Estadual com argumento que não vai ter golpe enquanto ele foi para campo pedir voto para Jerônimo Rodrigues, a sua adversária pediu para ACM Neto.
Nesse espaço de tempo aproveitando a janela partidária a prefeita Vilma Gomes trocou o União Brasil pelo MDB o que veio a facilitar ainda mais a boa relação, já o seu novo partido é da base do governador, sigla do vice Geraldo Júnior.
No penúltimo capítulo desta novela Ari recebeu apoio do deputado federal Valmir Assunção influente no partido que garantiu que ele será o candidato do PT de Cansanção.
O Calila Notícias recebeu uma resolução de uma liderança do grupo da prefeita onde a Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV deliberou que no município de Cansanção, apoia a pré-candidatura de Vilma e Rodrigo, assim sendo, anula completamente a chance de Ari de Almerindo concorrer a eleição de 6 de outubro, ao menos que ele opte por buscar uma vaga de vereador pela coligação encabeçada pela principal rival política.
A outra esperança é que o documento não tenha validade, já que não tem nenhuma assinatura por escrito e nem a descrição ‘assinado eletronicamente’.