O diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro), Radiovaldo Costa, toma posse como deputado estadual nesta sexta-feira (26), às 10h, na Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ele ocupará a vaga aberta na bancada do Partido dos Trabalhadores pela licença da titular da cadeira, deputada Neusa Cadore (PT), que assume no mesmo dia, às 18h30, a Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).
Por sua vez, a deputada Neusa Cadore ocupará a vaga deixada pela atual deputada federal Elisângela Araújo, suplente do deputado Zé Neto (PT), que se afastou do mandato para poder se dedicar inteiramente à campanha pela prefeitura de Feira de Santana. As mudanças na composição das bancadas do PT na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal permanecerão numericamente, pois os suplentes que estarão no exercício dos mandatos possuem a mesma filiação partidária dos titulares.
HISTÓRIAS
Radiovaldo Costa foi o sindicalista mais votado para deputado estadual nas eleições passadas. Obteve um pouco mais de 45 mil votos pela coligação Brasil da Esperança (PT/ PCdoB/ PV). Ele é diretor de comunicação do Sindipetro Bahia e também integra o Conselho Deliberativo da Petros, o fundo de pensão da categoria petroleira. Primeiro suplente do partido, ele desistiu de disputar a prefeitura de Alagoinhas, permanecendo como sindicalista. Ao longo da sua carreira como político e sindicalista, Radiovaldo Costa foi vereador do município por três mandatos e candidato a prefeito em 2016.
A deputada Neusa Cadore cumpre o quarto mandato consecutivo como deputada estadual. A sua primeira vitória para o parlamento foi em 2007. Na atual legislatura, ela ingressou como suplente em exercício, sendo efetivada no último dia 3 de março, quando ocorreu a renúncia do titular, Paulo Rangel, que assumiu cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Antes, fora prefeita de Pintadas por dois mandatos (entre 1997 e 2004).
Em seus mandatos, presidiu várias comissões do Legislativo e teve forte presença como membro titular das comissões de Agricultura e Política Rural, Seca e Recursos Hídricos; Direitos da Mulher; Direitos Humanos e Segurança Pública; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; Finanças e Orçamento, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos; Saúde e Saneamento; Seca e Recursos Hídricos. E ainda atuou nas comissões especiais de: Promoção da Igualdade; Agricultura Meio Ambiente; Desenvolvimento Urbano, Desporto, Paradesporto e Lazer; e Desenvolvimento Regional. Foi também a relatora CPI Tráfico de Pessoas.
CN | Fonte: Ascom Alba