Esaú Silva um dos quatro pré-candidatos a prefeito do município de Riachão do Jacuípe reuniu, na noite desta sexta-feira, 05,em um espaço de eventos, centenas de pessoas, muito empolgadas inclusive, no que chamou de encontro simples do MDB municipal, ou seja, na composição da mesa, apenas ele e os pré-candidatos a vereador e vereadora.
A unica mensagem de político de fora de Riachão do Jacuípe foi de Geraldo Jr, vice-governador da Bahia e pré-candidato a prefeito de Salvador. Ele apareceu em um vídeo passando a mensagem de apoio a Esaú e a confirmação que ele vai para disputa com muita força.
Em seguida foi franqueada a palavra para cada pré-candidato (a) a cadeira do Legislativo, assim como Esaú, todos (as) vão viver pela primeira vez a experiência da disputa de cargo público.”Esse grupo aqui foi escolhido com faz um treinador de uma seleção, convoca os melhores dos times. Esaú fez como um treinador, visitou as comunidades rurais, ruas e bairros e convidou pessoas queridas, sem vícios, desinibidas e com prestígio”, disse Jacó Silva, irmão gêmeo de Esaú.
“Esaú desde o momento que decidiu pela futura candidatura a prefeito se colocou como defensor do novo na política jacuipense e a gente sente que uma grande parte da população também tem o desejo de mudança querendo dá um basta nos velhos políticos que se confrontam depois estão juntos, depois se separam novamente e o povo fica sempre no fogo cruzado. Tinha outro pré-candidato [Lucas Willian] que estava indo bem, defendendo o novo, pontuando bem nas pesquisas, mas de um momento para o outro rolou uma festa na cidade, ele jogou por terra o projeto do novo quando aceitou o convite de Zé Filho para ser o seu vice. Hoje a gente percebe que as pessoas deixaram de acompanhar ele e muitos agora sustentam que o novo é representado apenas por Esaú”, Disse o jovem José Luiz presente no encontro.
Perfil dos pré-candidatos a vereador (a)
Quem acompanhou atentamente o discurso de cada pré-candidato (a) observou que são verdadeiras lideranças que lá atrás fizerem campanhas para os velhos caciques da política jacuipense, mas que relataram estarem decepcionadas e por isto estão apostando em Esaú.
Esaú que é pré-candidato a prefeito pelo MDB partido o qual preside no município era uma simples reunião, disse que o objetivo maior era mobilizar todo o grupo e de uma vez por todas que diferente dos boatos, fake news que circulam, o MDB tem pré-candidato a prefeito em Riachão, segundo ele, “a eleição deste ano é atípica, não será eleição de palanque, a eleição de Riachão vai ser escrita pela mão de cada um de vocês”.
“Nós temos números de pesquisas internas que nos motivam e que nos guiam a dizer que Riachão este ano vai fazer a mudança que tanta sonha”, disse Esaú e apontou em seu discurso alguns pontos que representa a mudança, primeiro ao citar a questão dos fogos de artifícios em eventos que já se apresenta contrário em respeito as mães de filhos autistas, as causas animais. Alguns das nossas lideranças gostam de chamar a atenção dos seus eventos com fogos, neste evento aqui foi me sugerido girandolas, eu não aceitei em respeito, porque Riachão teve que assistir a pior sem vergonhice com a quantidade de fogos usados em um evento., numa cidade que as pessoas passam fome, não se pode queimar dinheiro com fogos, e sim com cestas básicas”.
Empolgado com o número de pessoas presentes no salão de eventos sem ter contratado nenhuma atração musical, contrário do prefeito que no mesmo horário colocou bandas na praça da feira para marcar a inauguração, Esaú disse que ali era só o ensaio do que será a convenção do partido para oficializar as candidaturas e até lá anunciar seu candidato ou candidata a vice.
Ao comentar sobre o atual gestor, Esaú não escondeu sua indignação quando afirmou que Carlos Matos (União Brasil) tem procurado lideranças do seu grupo e oferecido vantagens para caminharem com ele. Ouça
Esaú comentou também sobre uma conversa que teve com o governador Jerônimo que tinha o desejo de candidato único de sua base na cidade – Ouça
Uma união como muitos podem imaginar envolvendo Esaú, seja com Carlinhos ou Zé Filho, cai por terra todo o projeto dele que defende um projeto novo, com Esaú tem muitas lideranças e pré-candidatos a vereador que usaram da palavra para dizer que não é mais possivel continuar com ambos.
Veja outras fotos