A população de Conceição do Coité principalmente àquelas pessoas que não frequentam a religião católica vem questionando o por quê deste feriado municipal desta sexta-feira, 16 de agosto, já que nunca na história de 91 anos do município ocorreu.
Segundo o Calila Notícias apurou, isto é resultado de uma luta de alguns devotos juntamente com o padre Ricardo e frequentadores assiduos das atividades religiosas da paróquia que também foi criada há poucos anos, assim como a edificação de uma igreja no Bairro da Jaqueira.
Feriado de São Roque acontece porque o de São João foi reconhecido estadual – Entenda
O Calila Notícias teve acesso a Lei 1040 de 29 de agosto de 2023 aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito municipal reconhecendo o dia 16 de agosto de cada ano feriado municipal.
Padre Ricardo responsável pela condução da Paróquia teria juntamente com o ex-vereador Adauto Mota pedido a criação do feriado em homenagem a São Roque, mas não era possivel, já que existe o limite de decretos para feriados: 7 de Julho data de emancipação política e administrativa, 23 de setembro Dia da Cultura Evangélica, 8 de dezembro Padroeira Nossa Senhora da Conceição e 24 de junho São João.
Porém o então governador Rui Costa reconheceu o São João como feriado estadual, tornando a Lei municipal praticamente sem validade, quando alguém teve a ideia de propor a mudança da lei municipal. Os vereadores foram procurados pelo padre Riacardo e Adauto Mota acataram a sugestão do religioso, foi revogada a Lei de 24 de junho e aprovou esta nova Lei que torna o 16 de agosto feriado municipal.
Riachão do Jacuípe há decadas é feriado o Dia de São Roque
O município de Riachão do Jacuípe o qual Coité já pertenceu antes de ser emancipado, tem a mesma padroeira Nossa Senhora da Conceição e a Festa em Louvor a São Roque acontece há decadas. Portanto, 8 de dezembro e 16 de agosto é feriado nas duas cidades.
Sobre o Santo
Nascido em família rica, ele teria aberto mão de tudo para cuidar dos acometidos pela peste negra; foi canonizado por sua dedicação aos pobres e enfermos. Celebrado em 16 de agosto, São Roque costuma ser, por causa de sua trajetória, invocado para a cura de epidemias – e também para a proteção dos médicos