A semana em Riachão do Jacuípe começa com certa tensão, após a Diretoria da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses anunciar de forma inesperada a suspensão das atividades por tem indeterminado. Veja abaixo
Ver essa foto no Instagram
A população ficou estarrecida e incrédula com a decisão e procuram saber o que motivou a decisão repentina. Muitos já se prontificaram a sairem às ruas em manifestação de apoio. O CN foi informado que a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses foi notificada pelo Ministério Público.
Ainda de acordo com a informação, o MP não pediu a paralisação das atividades neste momento e sim fez a convocação para esclarecimentos, e a entidade por entender que faz um trabalho árduo, de forma voluntária, responsável, optou por suspender até que seja esclarecido perante a Justiça.
Horas depois a Brigada Voluntária divulgou uma carta detalhando o que vem ocorrendo – Veja abaixo
A Brigada Anjos Jacuipenses goza de muito prestígio e reconhecimento da maior parte da população e diante desta decisão, não demorou muito para algumas pessoas se manifestarem convocando as pessoas para fechar às ruas e até mesmo a BR. Pessoas que residem em distrito e povoados ao tomarem conhecimento se prontificaram irem até a sede para apoiar o manifesto.
Algumas pessoas atribuem a perseguição política, já que o SAMU foi criado há poucos meses e a Brigada Voluntaria Anjos Jacuipenses lidera nos atendimentos. Tem outras pessoas que saem na defesa da gestão municipal, dizendo que não fez nenhuma denuncia.
As pessoas se reuniram na área do terminal rodoviario no início da tarde e em seguida saíram em direção a Praça Landulfo Alves e chegando no semáforo, esquina do Supermercado Carneiro atravessaram alguns carros. A Polícia Militar esteve no local e sob o comando da major Cida ela reuniu um grupo de pessoas e pediu pacificamente para que desobstruissem ás ruas e foi prontamente atendida.
Diante do clima de tensão que se formou, a Prefeitura Municipal convocou a imprensa para uma coletiva para tratar do assunto e expor sua versão para o caso às 14h30. O ato conta com a presença do prefeito Carlos Matos
vice-prefeito Felipe Sales, coordenadora regional do SAMU Maisa Macedo, secretário municipal de Saúde Filipe Alexandre, sub secretária de Saúde Jamile de Paula, diretora presidente do FUSAS Heloísa Guimarães e a gerente local do SAMU Caroline Mascarenhas.
O Calila Notícias foi convidado para coletiva, porém, a logistica de deslocamento ficou muito em cima e não foi possivel. A Assessoria de Comunicação encaminhou a seguinte nota – Leia abaixo
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nesta segunda-feira (19), foram veiculadas notícias com informações inverídicas contra a Administração Pública, com graves acusações de que o Município de Riachão do Jacuípe-BA teria sido o principal responsável pela interrupção dos serviços prestados pela Brigada Voluntária Anjos Jacuipense.
Para que não haja a propagação de Fake News, esclareço que a atual Gestão não apresenta nenhuma relação com a suspensão do funcionamento/operação do serviço da mencionada brigada. Ademais, cumpre enfatizar que o Município sempre reconheceu o trabalho que a Associação presta à população Jacuipense, e, em razão disso, celebrou termo de cessão de uma ambulância para que os Anjos Jacuipense continuasse executando o tão importante trabalho que executam, em melhores condições.
Imagino que, segundo a nota publicada pelo atual presidente da Brigada, por iniciativa própria, tomou a decisão de suspender o serviço da Brigada Voluntária, a fim de regularizar as exigências solicitadas pelo Ministério Público Estadual.
Por fim, NÃO tenho conhecimento de nenhuma determinação do Ministério Público para a suspenção dos serviços prestados pelos ANJOS JACUIPENSE, razão pela qual, sugere-se que a entidade apresente à população a suposta determinação e o que motivou o Órgão Ministerial instaurar procedimento.
Reitero, mais uma vez, que a Administração Pública reconhece os serviços prestados pela Brigada Voluntária Anjos Jacuipense e torce para que todas as querelas que envolvam a referida entidade sejam sanadas.
Reitero o compromisso com a lei, com a moralidade, com a ética e com o respeito à população de Riachão do Jacuípe, que merece saber a fundo a verdade dos fatos.
Riachão do Jacuípe, 19 de agosto de 2024.
Centenas de pessoas permanecem no centro da cidade em apoio a Brigada Anjos Jacuipenses, mas o trânsito flui normalmente.