O Partido dos Trabalhadores (PT) estadual tem o Partido Social Democrático (PSD) como um forte aliado desde a eleição para governador que elegeu Rui Costa em 2014. O partido foi fundado 2 anos antes no Brasil e na Bahia a missão de presidir a sigla ficou com o senador Otto Alencar, mas essa união que elege governador, senador e presidente, nem sempre acontece nos municípios.
Em Queimadas município do território do sisal, por exemplo, promete ser uma disputa ferrenha. O Partido dos Trabalhadores está no poder desde 2017 quando empossou André Andrade e o mesmo foi reeleito em 2020 depois de vencer o PSDB tendo como candidato André de Edvaldo.
Sem poder concorrer pela terceira vez, André Andrade indicou Paulo Sérgio Brandão para concorrer a sua sucessão, por outro lado André de Edvaldo entendeu que o empresário Ricardo Lopes do ramo de supermercado despontava como uma grande promessa na vida pública e após reuniões começaram a caminhada lado a lado com a proposta futura de Ricardo do Supermercado como é conhecido, filiado ao PSD encabeçar a chapa e André de Edvaldo (PSDB) na vice.
Na noite do último sábado as duas futuras chapas resolveram ‘medir forças’ quando marcaram para o mesmo dia e horário as convenções. Paulo Sérgio Brandão (PT) e o seu pré-candidato a vice Francisco César como vice tiveram os nomes homologados na Quadra Poliesportiva do Colégio Sônia Maria.
Compareceram à convenção o atual prefeito de Queimadas, André Andrade (PT); a ex-prefeita de Itiúba, Cecília Petrina; o deputado estadual Marcinho Oliveira; e o representante da deputada estadual Maria Del Carmem, André Fidalgo
O grupo, inclusive tinha convocado uma passeata antes da convenção, mas os advogados do PSD ingressaram uma ação na justiça que impediu a realização.
O grupo da oposição encabeçado por Ricardo do Supermercado realizou a convenção do Recanto das Árvores.
No seu discurso, Ricardo aproveitou para provocar os adversários. Ele levou para o palco um chicote e uma marreta, de brinquedo. “Depois que eles acharam pouco o chicote, eles usam uma marreta, a qual nenhum cidadão de Queimadas merece. Isso é um absurdo. Ficam brincando com a marreta, para dizer que está batendo na cabeça de cada um. Temos que fazer isso, com o chicote e a marreta”, disse Ricardo, enquanto pisava nos objetos e em seguida jogou no fogo.
O evento contou com a presença de todos pré-candidatos a vereador (a) 30 no total, pelo PSD, PSDB e PSB.
Ao final dos eventos a discussão ficou por conta ‘de quem colocou mais gente’. Ricardo comemora como sendo o seu evento com maior quantidade de pessoas e a justificativa dele é que os adversários comemoram ter lotado o espaço que tem 352 metros quadrados, enquanto o Recanto das Árvores local de sua convenção com 1.420 metros quadrados, ou seja, aproximadamente 5 vezes mais ficou lotado e garante que colocou o dobro de pessoas.
Segundo a organização do evento de Ricardo, nunca na história de Queimadas se reuniu tanta gente em uma convenção. Centenas de pessoas optaram por acompanhar os discursos do lado de fora, por conta da grande aglomeração.
CN * colaborou Notícias de Queimadas