Esta reportagem é para celebrar do Dia Nacional do Rádio comemorado no dia 25 de setembro. O importante meio de comunicação tem seu dia reconhecido também mundo afora, porém a data é comemorada no 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio.
A data escolhida no Brasil é a mesma do nascimento de Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão em 7 de setembro de 1922, por conta da celebração do centenário da independência.
Em Conceição do Coité reside Paulo Sérgio Oliveira técnico em conserto e recuperação de rádio que como se diz na gíria popular “nasceu os dentes” consertando e ganhando experiência na arte, e hoje em dia garante que qualquer equipamento ele faz ‘voltar a tocar’, graças a investimentos de ponta que realizou para ter o acesso as peças e quando não encontradas, fabrica, graças a moderníssima impressora 3D adquirida para esta finalidade.
Paulo Sérgio disse ao Calila Notícias que possui atualmente 300 exemplares de rádios, nenhum repetido, ou seja, todos com modelos diferentes e funcionando. Com a data bastante sugestiva, ele atendeu o nosso pedido e levou alguns aparelhos que considera relíquias importantes e peças de museu, afinal, disse que começou a adquirir a partir de uma proposta de atender a um museu, mas não foi concretizada.”Tenho rádio fabricado em 1939, tenho outro que representa um dos 10 que podem ser encontrados hoje no Brasil, tenho outro que nem o Google conhece, coloquei toda referência no site de busca e nada foi encontrado e um exemplar do primeiro rádio portátil que chegou ao Brasil em 1958 acompanhado com o fone de ouvido original.
Disse também ter posse de um rádio comemorativa da Disney que foi fabricado em edição especial um mil exemplares, tem ainda um rádio relógio naval de 1945 entre outros.
Mesmo sem ter museu, Paulo disse que aceita visitação, se precisar empresta para trabalhos escolares, enfim, tem o maior prazer em compartilhar algo que tanta gosta.
Clique abaixo e veja um vídeo publicado em nosso Instagram
Ver essa foto no Instagram