As atividades políticas dos candidatos que disputam as eleições na cidade de Santaluz no território do sisal previstas para os últimos dias de campanha, a exemplo de comícios não aconteceram em razão das mortes de duas pessoas influentes na sociedade luzense.
O comício da coligação “A Força da União” encabeçada por Dr. Arismário que concorre a reeleição pelo Avante que seria realizado na quarta-feira, 02, foi suspenso após a notícia da morte do servidor público municipal Etiene Rodrigues conhecido por Cabau. Ele que atuava na Secretaria de Esportes e trabalhou muitos anos na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) morreu na noite de terça-feira por complicações neurológicas e o sepultamento aconteceu na tarde do dia do comício.
O candidato de oposição Leo Reis (PSD) da coligação “Humildade e Honestidade para Mudar Santaluz” também tinha anunciado o cancelamento do último comício e se não tivesse feito isso certamente faria com o anúncio da morte do médico Orlando Dourado. Não tivemos informações da causa da morte ocorrida na tarde de quinta-feira, 04, dia do comício de Leo.
Dr Orlando atuou como médico em vários municípios da região sisaleira, inclusive em Conceição do Coité onde prestou serviço no antigo Hospital Almir Passos. Em Santaluz teve envolvimento também no meio político onde chegou a disputar a Prefeitura, mas não obteve êxito, porém, tinha grande prestigio e sua adesão de apoio a um determinado grupo era muito festejada. Veja texto de uma parente no fim desta reportagem contando a trajetória de vida de Orlando Dourado.
O CN não teve informação sobre atividade do candidato Paulo Viana do PL que também disputa a cadeira do executivo luzense.
Texto de Rosa Maria Dourado Lopes
“No coração da saúde e do bem-estar da humanidade, os médicos assumem um papel crucial, dedicando suas vidas ao cuidado dos outros.”
A família Dourado está triste , perdeu ontem um herói silencioso, com uma dedicação incansável pela sua profissão, a medicina.
Dr Orlando Dourado, cirurgião geral, salvou muitas vidas, restaurando a saúde de muitos pacientes, transformando muitas lágrimas em sorrisos e desespero em esperança…
Fixou residência na cidade de Santa Luz-Bahia onde construiu laços de amizade e uma família linda, sustentada pelo amor, respeito e empatia…
Na juventude, vinha com frequência visitar os parentes, residia nessa época na cidade de Jacobina, passava muitas vezes as férias em América Dourada, junto a sua família materna, tinha muitos primos e os dias eram felizes!
Lembro que Nelzita e Manoel trazia os filhos ainda pequenos para as festividades do Padroeiro São Sebastião, era uma grande alegria esse encontro com a enorme e animada família da mãe!
Mais tarde ficou conhecido pela sua simpatia,
simplicidade e por ser um excelente profissional, fez amizades verdadeiras e duradouras como a com o amigo Guina, lembro que quando se encontravam as conversas eram longas e agradáveis.
Certa vez Guina prefeito, convidou Orlando e a família para a festa de São Pedro, logo aceitou e ficaram hospedados ele e a esposa Gorete na Fazenda Sta Luzia…
A sua mãezinha Nelzita, esposa Gorete e todos familiares, o que posso dizer para vocês, é que a dor de agora parece não ter fim, mas um dia ela se transformará na mais linda saudade! Sei porque ainda vivencio o luto pela perda de Guina a um ano atrás. Foi muito sofrido aqueles últimos dias de vida, mas como diz Padre Fábio de Melo: “A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar”.
A todos que conheceram e conviveram com Dr Orlando, tenho certeza que cada batida do coração, ecoa a gratidão pela sua dedicação de uma vida a sua profissão, a Medicina!
Descanse em paz, amigo
O velório está acontecendo no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde será cremado por volta das 14h.