A candidata do PSD e da Coligação “Unidos por Coité, Genivalda Pinto, popularmente conhecida por Val encerrou as atividades de campanha tipo comício na noite de quarta-feira, 02, e o local escolhido foi a Rua Antônio Nunes Gordiano, mais conhecida como Rua Carijé onde fica o escritório político do deputado Alex da Pìatã e a sede do PSD.
O evento contou com a presença de Betão candidato a vice, deputado Alex da Piatã e todos os candidatos dos partidos que fazem parte da coligação.
Val em seu discurso incialmente comentou da grande missão em percorrer o município nesses 45 dias de campanha, tempo que está sem visitar seus filhos em Salvador, mas diz não se arrepender, já que foi um compromisso assumido e chega ao fim da campanha ciente que levou as melhores propostas a toda população coiteense.
A candidata que foi vice-prefeita e que acumulou a função de secretária de Assistência Social, a que mais se destaca já que tem os projetos voltados para pessoas carentes. Ao se referir a atual gestão, ela disse que está finalizando o sofrimento do povo que tem um gestor ausente, “eu não mancho a imagem dele enquanto homem, enquanto pai, mas enquanto gestor é um fracasso, ele é ausente e isso causa dor no povo que não conta com o serviço público e me calar seria injusto, sabemos que a saúde pode ser melhor, como proposta 15 dias para que os exames sejam marcados”, disse Val e em seguida fez duras criticas a realidade no setor de saúde de Coité onde segundo ela exames mais simples não são realizados.
Val disse ainda que o escritório político de Alex recebeu nesses quatro anos, requisições de exames laboratoriais, Raio-X, Ultrassom para fazer em Salvador, isso não é justo, é o município que é o responsável e a partir de janeiro de 2025 isso não vai acontecer porque vai conseguir não só o básico, como também de alta complexidade através do deputado Alex e do governador Jerônimo”, afirmou.
A candidata falou também da Casa do Coração que visa a reforma de casas de pessoas carentes, do Coité Card que segundo ela o prefeito tem criticado bastante e dito que não vai acontecer. Primeiro disse que era a maior Fake News, depois disse que é esmola, que a Câmara de Vereadores não iria aprovar, e que é assistencialismo. Coité Card é uma realidade, o senhor querendo ou não! É uma realidade prefeito, teremos recursos pra isso, o valor de duzentos reais é um troco que fica em seu bolso, mas pra muitas famílias representa muito”, afirmou Val que encerrou falando do projeto o leque de benefícios para os usuários do cartão.
Val disse também que o Natal Luz será mantido, mas que aconteça também para matar a fome das pessoas que passaram os outros sem a ceia, “o Natal Luz só terá sentido quando a gente iluminar as vidas dos coiteenses”, finalizou.
O deputado estadual Alex da Piatã por onde passa tem alertado as pessoas sobre o voto. Segundo ele ao se dirigir a cabine o voto dura menos de um minuto, uma decisão que se errar só corrige 4 anos depois. “E é por isso que a gente não pode errar e aqui em Coité nunca foi tão fácil tomar essa decisão, porque essa já era a vontade dessa chapa desde 2020 no coração e na mente de todos os coiteenses, e agora não é diferente, mesmo tendo o poder que oprime, vejo muita gente calada, no silêncio, e tenho certeza que na hora certa, nas urnas no dia 6, vão dar a resposta”.
Betão por sua vez disse que está encerrando uma campanha propositiva onde mostrou ao povo de Coité o motivo de ao lado de Val se colocar a disposição e que as propostas mexeu com as estruturas dos poderosos e dos ditadores de Coité. Porque não teve nenhuma outra candidatura em Coité propositiva, as outras duas, uma foi o tempo todo pra xingar a gente, o deputado Alex, mas o povo de Coité não é bobo e ontem eu soube que uma pessoa expulsou um candidato de casa quando começou falar mal de mim, de Val e de você Alex e recebeu o ‘saia de minha casa'”, afirmou o candidato a vice.
De acordo com Betão o atual prefeito que tenta a reeleição não tem nenhuma proposta, poque fez tanta proposta mirabolante na eleição anterior e não cumpriu nenhuma e ficou tão envergonhando que não teve coragem em nenhum dos seus discursos falar uma proposta pra população. Pelo contrário. Ele se contradiz quando esteve em Almas [distrito] que disse e insultou a população a dizer que o atendimento do Hospital Português não presta, mas esqueceu de dizer que, quem paga o HP para o atendimento de urgência e emergência e internamentos é ele, e se fez esta autocritica é porque sabe que não investe na saúde, por isso o povo sofre, por isso o povo chora”, afirmou Betão.
Betão que ocupa cadeira no Legislativo há 24 anos seguidos disse ainda que o prefeito Marcelo Araújo não tem culpa sozinho. “Tem gente culpado também que preferiu a ele do que a Val em 2020, porque hoje nós deveríamos tá mostrando para Conceição do Coité tudo que nós fizemos de bom neste município e pedindo que as pessoas votassem na gente mais uma vez, mas nós fomos podados. Neste ano o povo de Coité vai se agigantar e no próximo domingo eu não tenho dúvida que o povo vai dar a resposta e fazer valer a vontade de 2020”, finalizou Betão.
O candidato Marcelo Araújo (União Brasil) da coligação “Coité no Caminho Certo” fará o comício de encerramento na noite desta quinta-feira na frente do comitê de campanha no centro comercial da cidade.
Já o candidato Assis (PT) da Coligação “Unidos com o Povo” deu por encerrada as atividade de comícios e carreatas no último domingo, e até o dia das eleições fará caminhadas conforme a legislação eleitoral.