Os jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa Edson Alves, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vão escolher os quatro parlamentares “Destaques”, na próxima terça-feira (12), em votação que começa às 9h e segue, de forma ininterrupta, até as 17h, na sala do próprio Comitê, sendo a escrutinação e proclamação dos resultados realizadas imediatamente. A votação é secreta e acontece de forma concomitante com a escolha, pelos deputados estaduais, também em votação secreta, dos profissionais que melhor cobriram as atividades do Legislativo esse ano.
São quatro os troféus para os jornalistas, de acordo com o meio em que trabalham: impresso, rádio, televisão e a mídia eletrônica (sites e blogs). A partir de 2024, haverá um prêmio novo, exclusivo para o pessoal que trabalha em televisão. A votação dos deputados estaduais será feita em plenário, onde será colocado pela Secretaria Geral da Mesa uma urna com cédulas, envelopes e uma relação fornecida pelo Comitê de Imprensa, com os nomes dos jornalistas, e os respectivos veículos de comunicação, aptos a concorrer em cada uma das quatro modalidades. A escrutinação e a proclamação dos resultados serão realizadas antes do término dos trabalhos.
Este ano, os dirigentes do colegiado não poderão concorrer aos prêmios – oferecendo maior isonomia de tratamento entre todos os colegas – conforme anunciado pelo presidente do Comitê de Imprensa, jornalista Osvaldo Lyra, no ato de entrega das premiações o ano passado, dia 11 de dezembro de 2023 e publicado no Diário Oficial do Legislativo do dia seguinte. Para fortalecer ainda mais o trabalho dos profissionais que cobrem os trabalhos da Casa, foi criada uma quarta premiação, exclusiva para os profissionais da televisão, o troféu “Raimundo Varela”, que surgiu após o desmembramento do Troféu Wilson Menezes, destinado agora só aos profissionais do rádio.
Os dois prêmios somam-se aos outros dois: O prêmio “Quintino de Carvalho”, da categoria mídia impressa, e ao troféu “Armando Lobracci Neto”, destinado a quem trabalha em blogs, sites e outros veículos eletrônicos. Emprestam seus nomes à premiação anual dos jornalistas setoristas de renome em suas respectivas mídias, todos já falecidos. Vale destacar que o jornalista não poderá concorrer em mais de uma das categorias. Além da premiação inovadora, dada a ampliação extraordinária na quantidade de veículos e profissionais que atuam em mídias digitais e televisão, o trabalho de cobertura no Legislativo passou a ser fortalecido, com distribuição de crachá que facilita o acesso às dependências da ALBA e o desconto de 30% no restaurante a La Carte da Casa.
Fonte: ALBA