Empreendimentos da agricultura familiar da Bahia passarão a contar com a Coopergiro2, linha de crédito especifica para capital de giro. O lançamento dessa 2ª etapa de execução, que amplia o acesso dessa linha de crédito, aconteceu durante o III Congresso Nordeste de Inovação, Sustentabilidade, Soberania Alimentar e Finanças Solidárias, realizando na quinta e sexta-feira, (28 e 29), no município de Serrinha.
A ação, que beneficiará, em especial associações e cooperativas que possuam agroindústrias familiares, é executada por meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Conselho Gestor do Fundo Rotativo (Cogefur), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia) e de cooperativas de crédito. O objetivo é apoiar o cooperativismo no estado da Bahia, a partir do financiamento de capital de giro para empreendimentos que possuam agroindústrias familiares.
“É uma parceria que já existe e está sendo ampliada com a Cogefur, que reúne várias associações e cooperativas em torno de um propósito que é o de fortalecer a agricultura familiar, através da estratégia de crédito, mas não só de crédito, uma ação integrada a outras iniciativas, como assistência técnica e extensão rural (Ater), agroindústria, fomento à produção, e de economia circular. Tudo isso que está no entorno desse grande congresso, onde participamos para fazer essa escuta ativa e, juntos, deliberarmos as ações necessárias para continuar fortalecendo a agricultura familiar”, ressaltou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Jeronias Libânio, que estava representando a Associação de Desenvolvimento do Baixo Sul (Adebasul), com sede no município de Gandu, ressaltou que o Coopergiro é uma linha de crédito importante. “A Coopergiro possibilita adquirir as matérias-primas dos produtores, para que a gente possa estocar e ter os produtos para atender o mercado, quando houver demanda de compra. Já é a segunda vez que a gente acessa e isso é importante para Adebasul, especialmente, porque possibilitou comprar do produtor e garantir as vendas, que têm aumentado, em média, 40% a 50% a cada ano”.
Cristovão Roma, presidente da Cooperativa Cooperlad), enfatizou o quanto o capital de giro impacta na produção da cooperativa. “É importante para impulsionar o trabalho da nossa cooperativa e dos nossos agricultores, possibilitando a antecipação da compra e da nossa produção e, automaticamente, movimentando a economia da região e trazendo mais sustentabilidade e impacto socioeconômico para a nossa região”.
O secretário-executivo do Cogefur, Gelvane Santiago, ressaltou a parceria com CAR. “É muito importante pra gente, essa linha de crédito, em parceria com a CAR, que vai dar possibilidade de atender mais cooperativas da agricultura familiar, principalmente as que têm agroindústrias. Cada cooperativa, dentro do seu plano de negócio, vai poder pegar até meio milhão de reais”.
Sobre o Congresso
O evento reuniu representantes de instituições financeiras, cooperativas de crédito, de órgãos dos governos estadual, federal e de municípios do Nordeste, e de organizações produtivas da agricultura familiar. A programação contou com o debate sobre temas como Sustentabilidade e Agricultura Familiar: Caminhos Possíveis; Sistema Nordeste de Finanças Solidárias: Protagonismo e Inovação; Agricultura Familiar, Crédito de Carbono, Energias Renováveis e Biocombustíveis: Relações Possíveis e Tecnologias Sociais: Caminhos para a Sustentabilidade e Inovação. Também foi exibido o documentário: Cases de Sucesso do Coopergiro – Soluções Financeiras para Organizações Produtivas da Agricultura Familiar.
CN | ASCOM CAR