A Justiça Eleitoral da 132ª Zona do município de Conceição do Coité, no território do sisal, realizou na manhã desta quinta-feira, 19, a solenidade de Diplomação dos eleitos no pleito de 6 de outubro, prefeito, vice, vereadores e primeiros suplentes.
O evento aconteceu no auditório da FARESI (Faculdade da Região Sisaleira) e contou com a presença, além dos diplomados, o juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, Adriana Velame Branco e Francisco Carlos Cedraz, responsáveis pelo cartório eleitoral, capitão PM Charles Vieira – Comandante da 4ª Companhia PM, deputado estadual Luciano Araújo, entre outras autoridades convidadas para compor a mesa, incluindo o prefeito reeleito Marcelo Araújo e o presidente da Câmara José Jailmo.
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, pelo presidente da junta eleitoral.
O ato de diplomação seguiu o roteiro idêntico aos mais de 15 municípios onde o Calila Notícias esteve presente, realizando a cobertura entre os dias 5 e 19 de dezembro. O primeiro a receber é o vereador com maior votação e segue em ordem decrescente. Logo em seguida, o vice-prefeito e, finaliza com o prefeito.
No caso de Conceição do Coité que teve pela primeira vez na história uma mulher com maior votação, foi Manu Resedá União Brasil) com 2086 votos; na sequência foi chamado para receber o diploma Lindo de Neusa (Solidariedade) 2040; Beto da Pinda (União Brasil) 1720; Nego Jai (União Brasil) 1663; César do Hospital (Solidariedade) 1556; Ariel Ramos (Solidariedade) 1553; Vagner de Orlando (Republicanos) 1461; Dilton Santana 1251: Marli de Bandiaçu (PT) 1096; Leo do Sindicato (PSD) 1061; Urbano do Sindicato (PT) 1011; Mazinho da Ambulância (Republicanos) 990; Luzia da Saúde (PT) 939; Elizane Cana Brasil (União Brasil) 864 e Professor Robenilton (PSB) 669 votos.
Estava na programação a entrega do diploma de seis suplentes, porém, apenas dois compareceram.
O juiz Gerivaldo Neiva concedeu a palavra a Manu Resedá, que, visivelmente emocionada, ocupou seu tempo para agradecer e disse que valeu a pena e que a diplomação é a prova disso. “Ser a vereadora mais votada é um marco coletivo que reflete a confiança e a esperança que vocês depositaram em mim. Esta diplomação tem um significado mais especial, pela primeira vez Conceição do Coité elegeu uma mulher como a vereadora mais votada”.
O prefeito Marcelo Araújo iniciou seu discurso dizendo que ingressou na vida pública aos 50 anos, pensou que seria para exercer apenas um mandato, mas pelo trabalho que foi feito e pela aclamação do povo de Coité, “eu coloquei meu nome a disposição e o resultado todos nós vimos, o reconhecimento do povo de Coite, nos dando uma vitória histórica com vinte e sete mil e vinte e oito votos”.
Marcelo fez um discurso longo onde pôde agradecer a família, ao judiciário que segundo ele foi a eleição mais tranquila, imparcial. Convocou não apenas os vereadores da sua base, como também os que foram eleitos pela oposição. Diz estar aberto ao diálogo para que Conceição do Coité saia ganhando.
Ao Calila Notícias no fim do evento após ser questionado o que pretende fazer de imediato neste segundo mandato e ele respondeu que irá investir fortemente em saúde e assistência social. Segundo ele na primeira campanha não teve a oportunidade de ter o conato direto com as pessoas, por conta da pandemia [novo Coronavírus] e que nessa última campanha ele viu efetivamente a dificuldade e sofrimento das pessoas, sobretudo da zona rural, e nós percebemos que precisamos investir com mais força na assistência social e saúde”, garantiu.
O CN também perguntou sobre o trânsito de Coité que a cada dia recebe mais criticas pela desorganização e redução de locais para estacionamento. Ele disse que irá, neste primeiro ano do segundo governo a Zona Azul, irá contratar uma empresa para fazer novos estudos e regulamentar o trânsito, que os motoristas passem a obedecer às leis, evitando realizar conversões proibidas como contramão, estacionamento em locais proibidos, emfim, tem como uma importantes metas a questão do trânsito, porém admitiu que o crescimento de uma cidade, o trânsito sempre vai ser um problema para ser resolvido, isto não é apenas em Coité, qualquer cidade do Brasil e do mundo, o trânsito fica comprometido com seu crescimento. Mas vamos trabalhar para oferecer o melhor”, concluiu o prefeito.
Esta pode ter sido a última eleição presidida por Dr Gerivaldo
O ato de diplomação em Conceição do Coité foi muito tranquilo, leve, cheio de reconhecimento, de elogios e pode ter sido o último presidido pelo juiz Gerivaldo Alves Neiva, que está a frente do judiciário coiteense há mais de 25 anos.
Ele não confirma que esta pode ser a última, mas faz contas. Segundo ele, a justiça eleitoral estabeleceu um rodízio bienal, entre os juízes da Comarca, ele termina o biênio no próximo mês de janeiro. Outro juiz que será designado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e como hoje são 4 juízes em Coité, ele voltaria a coordenar uma eleição daqui a 6 anos. Acredito que até lá, a gente não pode garantir porque tudo pode acontecer, é claro que se o TRE me convocar, eu virei, mas o meu desejo é de passar o bastão para que juízes mais novos e com mais energia conduzam esse processo”, disse o magistrado.
Sobre a tranquilidade como ocorreu a eleição de 2024, Dr Gerivaldo disse que não foi a nota 10, mas que chegou perto disso. “Mas isso não é elusivamente do juiz e sim de uma equipe, da logística, do planejamento de muitos meses, que a gente se antecipa aos problemas e aí então a gente consegue fazer uma eleição. Foi tranquila, eu entrego o cartório eleitoral hoje zerado de ações judiciais”, concluiu o magistrado.
Prefeito, vice e vereadores diplomados tomaram posse em 1º de janeiro de 2025 e ficarão nos cargos até 31 de dezembro de 2028.
GALERIA DE FOTOS DESTE EVENTO ESTARÁ DISPONÍVEL ÁS 09H30 DESTA SEXTA-FEIRA