A Orquestra Sisaleira (OS), criada em 2018 em Conceição do Coité, Bahia, está realizando sua primeira turnê pelo Nordeste, intitulada “Turnê Gonzagão”. O grupo é conhecido por ser o primeiro a utilizar instrumentos musicais construídos com agave, matéria-prima proveniente do sisal. A iniciativa faz parte do projeto Som do Sisal, que visa transformar os resíduos da cadeia produtiva do sisal em instrumentos musicais, promovendo uma ação sustentável, socioeconômica e cultural no semiárido baiano.
A turnê homenageia o rei do baião, Luiz Gonzaga, e a primeira cidade a recebê-la foi Exú, Pernambuco, local de nascimento do músico. O concerto aconteceu na sexta-feira, 13 de dezembro, na praça Luiz Gonzaga, como parte dos festejos em homenagem ao aniversário do ícone da música nordestina, organizado pelo coletivo “Bora Gonzaguear”. A segunda parada da “Turnê Gonzagão” será em Aracaju, Sergipe, no domingo, dia 15, na praça Fausto Cardoso, às 18h30.
Além das apresentações musicais, a turnê conta com uma exposição dos instrumentos musicais construídos pelos jovens do projeto Som do Sisal. O público poderá apreciar de perto a criatividade e a inovação por trás da utilização do sisal na fabricação de instrumentos. A programação também inclui uma exposição fotográfica de Robson Di Almeida, que retrata a cultura, a paisagem e a vida do povo sisaleiro.
A “Turnê Gonzagão” com a Orquestra Sisaleira é um evento gratuito e imperdível para os amantes da música e da cultura nordestina. O projeto conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e é realizado pelo Instituto Cultural Alto da Colina, Som do Sisal e Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.