O prefeito de Barrocas, município do território do sisal, José Jailson de Lima Ferreira (Avante), decretou a extinção de oito escolas municipais localizadas em povoados do município. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira, 17 de dezembro, por meio do Decreto Nº 35. Segundo o texto, a medida foi justificada pela falta de demanda de estudantes nas localidades e pelo desuso dos prédios escolares.
As unidades extintas incluem a Escola Roque Avelino de Queiroz Filho (Jenipapo), José Ancelmo da Silva (Lagoa do Velho), São Cristóvão (Baraúna do Rumo), Frei Orlando Bitencourt (Lagoa de Redonda), Antônio Celestino de Oliveira (Tigre), Ivone Maciel Mota (Nova Brasília), Caldeirão Grande (Caldeirão Grande) e o Grupo Escolar de Minação (Minação).
Conforme o Diário Oficial do Município, a decisão considera a inviabilidade de manter escolas sem estudantes ou com prédios desativados. Em muitos casos, essas unidades já não contavam com alunos, o que dispensou a necessidade de anunciar o remanejamento. O decreto entrou em vigor imediatamente após sua publicação.
CN | Fonte: Jornal a Nossa Voz