Um grande número de pessoas marcou presença na cerimônia de posse do prefeito reeleito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (União Brasil) e do vice, Marquinhos Santos (Solidariedade). O evento aconteceu na noite de quarta-feira (01), no Centro Educacional Ana Rios de Araújo (antigo Centro Cultural).
A solenidade contou com a presença do deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade); presidente da Câmara, vice-presidente e secretaria eleitos mais cedo: José Jailmo, Lindo de Neusa e Elizane Cana Brasil, respectivamente na composição da mesa e para darem posse a Marcelo Araújo e Marquinhos Santos. Os vereadores recém empossados formaram a segunda mesa.
Padre Oldack Filho deu as bençãos no evento com uma oração e, logo após, disse que os políticos devem colocar Deus à frente em qualquer situação.
Renato Souza ao fazer uso da palavra anunciou sua saída da vida pública como gestor. “Já fui prefeito, vice por duas vezes. Saio com a convicção de que cumpri meu dever. Fico ainda mais contente ao saber que Marcelo estará com Marquinhos, que me acompanha desde a infância, com a missão de caminhar e governar com esse grande homem e prefeito, disse.
Marquinhos, em seu discurso visivelmente emocionado, agradeceu aos familiares e disse que a cerimônia de posse é um dia marcante para sua vida e não chega ao executivo para substituir o pai, Renato Souza. “Meu pai é minha fonte inesgotável de inspiração para servir às pessoas, especialmente aqueles que mais precisam. Sei do desafio que assumo com cada coiteense. Sei que não chego para substituir Renato e não quero ter a responsabilidade de ser ele. Desejo, sim, ter a alegria de fazer com dedicação tudo que ele fez por Conceição do Coité. Tenha certeza de que a partir de hoje vocês terão de mim esforço diário e empenho exclusivo pela cidade”, falou.
Durante a fala do prefeito Marcelo Araújo, ele destacou que a escolha de concorrer à prefeitura de Coité em 2020 foi uma das decisões mais difíceis de sua vida, mas aceitou e venceu.
Com o êxito alcançado na gestão anterior, Marcelo foi reeleito com 59,90 % dos votos válidos. Ele citou vários investimentos feitos durante o seu governo, como o Natal Luz, que movimenta a economia da cidade e atrai turistas de toda a Bahia. “Coité voltou a sorrir. O Natal Luz é extremamente contagiante, mas também é gratificante ouvir as pessoas mais velhas dizerem que nunca imaginaram uma estrutura dessa no município, agradecendo por proporcionar alegria aos filhos. O Natal Luz será a grande força que levará Coité ao crescimento econômico e social, através da geração de emprego e renda,” afirmou.
O político frisou que, em paralelo aos eventos promovidos pela prefeitura, foi necessário reconstruir a cidade, citando diversas ações nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, assistência social, agricultura e valorização dos servidores públicos. “Esse esforço foi reconhecido pelo resultado histórico nas urnas do povo de Conceição do Coité”, disse.
Apesar da vitória, Marcelo reconhece a necessidade de realizar um trabalho ainda maior pela cidade. “É necessário investir no Natal Luz para que se torne uma referência nacional. Para tal, precisamos incluir mais atividades no município, como o ecoturismo. Precisamos investir com urgência na Serra do Mucambo e no Parque ecológico do açude Itarandy, projeto que pretendo concluir ainda este ano”, afirma.
Marcelo quer parcerias para incentivar o esporte e desejo de terminar a construção do hospital Hamilton Rios.
Apelo
Marcelo aproveitou a presença do deputado Luciano Araújo para conversar sobre o sofrimento das pessoas com a falta de água. “A seca é um problema constante e algumas comunidades não têm água. Infelizmente não temos nenhuma ação em relação à Embasa e essa é uma responsabilidade que cabe ao governo da Bahia. Eu, em nome do povo de Coité, peço que interceda junto ao governo do Estado para solicitar a instalação imediata de um sistema de água em áreas carentes.
Pedido a oposição
“Com muita humildade, peço a todos os líderes da oposição de Coité para que possamos, juntos, solucionar os problemas do nosso povo. Deixemos de lado a questão política partidária e da política do ‘quanto pior, melhor’. Vocês são líderes que têm influência junto ao governo estadual e federal. Se fizermos isso juntos, o povo de Conceição do Coité ganhará”, finalizou.
Posse dos vereadores aconteceu mais cedo na Câmara
A cerimonia de posse dos 15 vereadores aconteceu mais cedo na Câmara Municipal onde foi cumprido todo protocolo com juramento de posse e eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O vereador José Jailmo popularmente conhecido por Nego Jai (União Brasil) foi eleito presidente, Lindo de Neusa (Solidariedade) vice-presidente e Elizane Cana Brasil (União Brasil) secretária.
Um fato que chamou a atenção foi a votação recebida pela situação que teve 12 dos 15 votos, ou seja, contou com dois votos da oposição que tem Marli de Bandiaçu, Urbano de Sindicato e Luzia da Saúde do PT, Leo do Sindicato (PSD) e Professor Robenilton (PSB). Como a votação é secreta, não temos informações quais votaram a favor da nova mesa totalmente formada por vereadores governistas.
CN | Portal Raízes