Depois de uma ampla pesquisa, desde o dia 01 de janeiro, quando tomaram posse os prefeitos, vices e vereadores, o Calila Notícias tomou conhecimento de alguns casos curiosos e mostra a você leitor (a).
Canarana-BA, localizado na microrregião de Irecê, no primeiro dia de mandato na Câmara de Vereadores, Romário Plínio de Souza, conhecido como C&A de Beré, surpreendeu a população ao chegar ao local montado em um jegue. C&A de Beré, empresário local, foi eleito com 589 votos e é o único integrante do Partido dos Trabalhadores (PT) no legislativo municipal.
Ver essa foto no Instagram
Campo Formoso – BA empossou os 15 vereadores eleitos, entre eles Francisco Manoel do Nascimento Neto, o Francisquinho (União Brasil), que foi alvo na operação Overclean da Polícia Federal em dezembro passado. O vereador investigado no desvio de R$ 1,4 bi de emendas parlamentares disse à imprensa que cobria o evento que não tem nada a declarar sobre a operação da PF. “A gente deixa a cargo da defesa. Ai terei que fazer contato com os advogados porque eu não tenho nada a falar, eles têm tudo catalogado, eu nunca li nada, nunca vi nada, então eu tenho que falar com os advogados para esclarecer melhor e deixar a Justiça esclarecer, e lá na frente, a gente prova que tudo não passou de um mero engano”, disse Francisco. .
Durante a solenidade de posse, o vereador Murilo Nascimento (União Brasil), primo de Francisquinho e do prefeito Elmo Nascimento, foi escolhido para o cargo de presidente da Câmara com 14 votos em chapa única. A vereadora Hildinha Menezes (PT) não participou do ato.
Nazaré das Farinhas – BA – O vereador Júnior Figueiredo (PSDB) não teve a mesma sorte e foi hostilizado com vaias no momento da sua posse na Câmara Municipal. O vereador também é investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Overclean, a mesma que prendeu o empresário Marcos Moura, conhecido como o “Rei do Lixo” e seu colega de Campo Formoso. Ele precisou ser escoltado pela Guarda Municipal ao deixar a Câmera de Nazaré.
Umburanas- BA – localizado no Território Piemonte da Diamantina, uma situação constrangedora ocorreu durante a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Logo após os vereadores elegeram a chapa 1 pelo placar de 5 a 4, o legislador José Muniz Barbosa, conhecido como Branco (PRD), que perdeu o pleito, não digeriu bem a derrota e resolveu lavar “roupa suja”. Na fala, o vereador já de três mandatos, culpou um suposto aliado pelo revés, apontou o dedo para o colega e disse que um colega de grupo traído e que não tinha vergonha na cara, resultando naquele clima.
Ichu-BA – O vereador Robson, do Solidariedade, mais votado na eleição de outubro, disse ao CN que vai quebrar a mística de que os vereadores mais votados em um pleito, sempre perdem a eleição seguinte. Em 2016, o mais votado foi Beto Santiago, irmão do prefeito eleito naquela ocasião, Carlos Santiago. Em 2020, quando Gonzaga do PSD, foi eleito pela primeira vez à prefeitura, a vereadora Rose venceu o pleito 277 votos e quatro anos depois, perdeu a eleição.
Itapé – BA – localizado no litoral sul baiano, os moradores presenciaram uma situação inusitada na política do município. Na quarta-feira (1º), a Câmara Municipal elegeu com folga Ive Cléa (SD) para a presidência da Casa com uma expressiva maioria de 7 votos a 2. Logo após a reeleição para o comando do Legislativo, a vereadora deu posse ao prefeito eleito Reinaldo das Batatas (Avante), seu marido.
Serrinha – BA – Cleide do Murici (Podemos) foi empossada como vereadora de Serrinha em uma cerimônia marcada pela emoção. Representante da comunidade rural Murici, Cleide levou ao plenário uma enxada, símbolo do trabalho árduo no campo, como forma de homenagear o pai lavrador e destacar suas origens. Em seu discurso, Cleide relembrou os 12 anos de luta até conquistar o cargo na Câmara Municipal, com 752 votos nas eleições de outubro. “Foi com trabalho limpo e muito suor que meu pai e minha mãe me formaram. Agora, sigo comprometida em trabalhar incansavelmente por melhorias para nossa terra querida”, afirmou a parlamentar emocionada.
Cuiabá, capital do Mato Grosso – A vice-prefeita recém-empossada, Coronel Vânia Garcia (Novo), recebeu uma multa ao estacionar em frente ao Palácio Alencastro, sede da Prefeitura, na manhã de quinta-feira, dia 02. Vânia participou da reunião com os demais secretários de gestão e recebeu a autuação por utilizar uma vaga do estacionamento rotativo, que exige o pagamento de tarifa. A gestora alegou não ter encontrado nenhum parquímetro por perto para pagar pelo uso do estacionamento e ficou extremamente chateada.
São Francisco de Itabapoana – RJ – , 278 km da capital Fluminense, a prefeita, Yara Cinthia (Solidariedade), anunciou seu primeiro decreto que era a entrega simbólica da chave da cidade, recebida da antecessora, “ao Senhor Jesus Cristo e consagração da cidade a Deus”. Uma das justificativas é que “o Cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do país”.