O Município de Nova Fátima no território da Bacia do Jacuípe está em luto. Morreu na manhã deste domingo, 05, aos 84 anos, Claudio Ferreira Pereira, popularmente conhecido por Detão, primeiro prefeito do município.
Segundo a família, Detão vinha desde setembro do ano passado sofrendo com problemas no pâncreas tendo passado por dois hospitais em Feira de Santana até ser internado na UTI do Hospital Municipal de Salvador (HMS) onde morreu na manhã de hoje.
Trajetória política
Claudio Ferreira Pereira iniciou sua trajetória na vida pública com o cargo de vereador de Riachão do Jacuípe quando Nova Fátima era distrito chamado Vila Fátima, também conhecido como Km 90. Ele teve três mandatos parlamentar que lhe projetou para vencer a primeira eleição para prefeito em 1989 quando Nova Fátima se emancipou e permaneceu no cargo até dezembro de 1992.
Detão voltou ao governar o município de Nova Fatima no período de 1997 a 2000. Depois disso passou a ser um nome forte e respeitado na política local e se manteve como um forte apoiador de outros candidatos.
Ele inspirou outras pessoas da família a ingressar na vida pública a exemplo do vereador Renato de Biú com vários mandatos e Adriano de Rosalvo que governo Nova Fátima nos últimos 8 anos, ambos sobrinhos, e avô do vereador Luba de Zé Hilton.
Velório e sepultamento
O corpo de Detão está sendo velado no município vizinho Capela do Alto Alegre onde estava residindo, devendo ficar até às 22h de hoje, e depois seguirá para Nova Fátima distante 25 km e será velado no Ginásio de Esporte, Sepultamento previsto para acontecer às 16h desta segunda-feira, 06.
Detão deixa 9 filhos.
Câmara divulga nota de pesar
Nova Fátima registrou a segunda morte de ex-prefeito
Nos 35 anos de história do município de Nova Fátima, Detão é o segundo ex-prefeito que falece. O primeiro foi Manoel Fernandes, conhecido popularmente como Fernando de Lourito, que morreu aos 58 anos no dia 30 de dezembro de 2018. Ele era grande aliado de Detão, tendo inclusive sido secretário de Finanças da prefeitura de 1989 a 1992, todo o segundo mandato. Ele recebeu apoio no mesmo ano [1992] e venceu o pleito, governando Nova Fatima de 1993 a 1996, quando apoiou Detão novamente para o segundo mandato.