O policial civil Pedro Emilio dos Santos Rocha, 54 anos, natural de Inhambupe, ficou gravemente ferido após entrar em uma área ocupada por catadores de mangaba no município de Água Fria, no território do Portal do Sertão.
Segundo informações passadas ao Calila Notícias, o policial chegou a fazenda dos remanescentes por volta das 09h de sexta-feira, dia 24, um Jeep branco com detalhes em azul, acompanhado do aposentado Antônio Alves de Souza Filho, conhecido com Nena, e outro homem não identificado.
Ainda de acordo com informações, os três homens ao chegarem na cancela de acesso a fazenda, se depararam, com os remanescentes e agricultores Luiz dos Santos, 60 anos, e Osvaldo dos Santos, 47, conhecido por Vardo.
Segundo um catador de mangaba que passava no momento e pediu para não ser identificado, os agricultores estavam trabalhando em uma roça próxima da cancela, quando o policial desceu do carro, gritando e agredindo verbalmente os agricultores e rapidamente entrou na fazenda, enquanto os outros permaneceram fora da área cercada.
Pedro Emilio, ao perceber que Luiz dos Santos estava com uma câmera esportiva presa ao boné, foi pra cima e desferiu um murro, o irmão, Vardo, vendo a agressão partiu na defesa, o policial civil acabou agredindo ele também com murros e chutes e em seguida puxou uma arma tipo “pistola”. Ao perceber a arma em punho do policial na mira de seu irmão Vardo, Luiz puxou o facão que estava na cintura e desferiu golpes no agente.
Na confusão Vardo conseguiu tomar a arma do policial e se dirigiu a casa de uma de suas de irmãs que fica a 2 km do local onde o fato ocorreu, relatando o acontecido e pediu para apresentar a arma na delegacia.
Ao chegar na delegacia de Ouriçangas, a mais próxima do local do ocorrido, a arma foi entregue ao delegado Antônio Jacson que ao investigar a origem da arma constatou-se tratar de uma pistola, calibre 40, marca Taurus Armas S.A, com 10 projéteis. O delegado também obteve a informação de que esta arma pertence a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.
Agora a Polícia quer saber o que este policial fazia nesta área e com um revolver do estado, ele que é lotado no município de Conceição do Almeida, aproximadamente 140 km do local do fato.
De acordo com informações, o Antônio conhecido como Nena, que acompanhava o policial, é o grileiro de terra que ameaça as famílias da área de remanescentes de mangaba há mais de 40 anos, usando inclusive da força para expulsa-los.
Até o momento do fechamento da matéria os agricultores estavam foragidos e o policial internado em um hospital em Alagoinhas.
Não conseguimos o contato com nenhum dos envolvidos. principalmente os citados nesta reportagem, portanto, deixa o espaço aberto caso desejem se manifestar apresentando suas versões.