Quando foram apurados os votos nas eleições de 6 de outubro em Valente, que reelegeu o prefeito Ubaldino Amaral (Avante) e que a oposição tinha saído vitoriosa quando elegeu 6, dos 11 vereadores, o que já se desenhava era o prefeito governando com minoria e oposição forte ostentando a presidência da Câmara, principalmente quando se observava Fabrício Filho de Sissi, que concorreu para vice-prefeito pelo Solidariedade na chapa de Marcos Adriano (PSD) e Igor de Romilson (PSD), primeiro e segundo mais votado.
O vereador Genilton de Teroza (Avante) terceiro mais votado, da base do prefeito Ubaldino logo despontou como pretenso candidato a presidência da Câmara, enquanto a oposição mesmo com maioria sem muito entusiasmo cogitou lançar o nome de Guinho de Ivo (Solidariedade), mas isto não aconteceu.
Na manhã da última quarta-feira, 1º, houve inscrição para concorrer a presidência tendo apenas o nome de Genilton e para surpresa de muita gente, ele foi eleito por unanimidade, recebendo além dos votos da base aliada: Wagton de Corante (AVANTE), Juvanda do Sindicato (PT), Robinho de Cabochard (AVANTE)
Vado (AVANTE). E de todos eleitos pela oposição; Fabrício de Sissi (PSD), Igor de Romilson (PSD), Gil do Kiosk (PSD), Gabi Gás (PSD), Guinho de Ivo (SOLIDARIEDADE), Guto da Saúde (SOLIDARIEDADE).
A Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026 ficou formada também com todos os vereadores da base governista. Além de Genilton de Teroza presidente, elegeu Vado vice-presidente e Juvanda do Sindicato primeira secretária.
Depois da posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora o prefeito Ubaldino Amaral e o vice Dica do Posto (PT) foram empossados para o quadriênio 2025-2028.
Muitos atribuem a eleição de forma unânime da minoria ao próprio Ubaldino que ao longo de toda sua história na vida pública sempre encarou as disputas de maneira pacífica e respeitosa, de maneira que nunca encontrou dificuldade de conversar com nenhum opositor.
Vale lembrar que Ubaldino Amaral vai para o quarto mandato de prefeito se igualando a Reinaldo Ramos que vinha sendo o recordista em mandatos. Antes, Ubaldino começou a carreira política em 1982 eleito vereador de Valente e no ano 2000 vice-prefeito. Se elegendo para o executivo municipal pela primeira vez em 2004.
Dica do Posto (PT) por sua vez vive um momento novo, embora tenha uma história não muito longa na vida pública, surgiu como figura expressiva do partido nas eleições que o companheiro Isamel Ferreira participou. Ele colocou seu nome pela primeira vez para concorrer a cargo público e saiu vencedor.