Sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tontura, suor, tremor. Tudo isso pode acontecer com quem sofre com Transtorno de Ansiedade, segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria. Mas o que fazer quando uma crise se instalar?
Os pacientes, antes de tudo, precisam de acompanhamento com um psiquiatra e um psicólogo. Mas existem maneiras complementares – que não substituem o tratamento – para contornar a situação em momentos mais intensos.
1. Controle a respiração
Geralmente a ansiedade traz ao paciente uma respiração irregular e ofegante. Uma boa forma de acalmar a pessoa em crise é respirar de forma alongada, inspirar e expirar calmamente e pausadamente pelo menos três vezes seguidas.
2. Faça uma pausa
Quando estiver mais ansioso, é fundamental fazer pausas na rotina e reservar alguns minutos para tranquilizar mente em corpo, seja tomando um chá, ouvindo uma música ou apreciando uma paisagem.
3. Busque um ambiente calmo
O barulho ou a presença de outras pessoas por perto pode gerar gatilhos na pessoa ansiosa. Quando a crise bater, procure um ambiente calmo, silencioso e que não esteja cheio de gente.
4. Use o cérebro
Um dos truques usados pelo psicólogo é desviar o foco do paciente. Quando a crise chegar, tenta pensar em cinco objetos com uma determinada letra. Repita o processo até acalmar. Seu corpo tense a desviar o foco
5. Coloque uma música calma
Uma boa opção para acalmar é ouvir alguma música calma e que te traga conforto. É importante ter por perto pessoas da sua confiança, para você receber apoio. Caso não tenha, deite-se e tente se acalmar respirando lentamente, acompanhando a música.