Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, a cidade de Pintadas foi palco de duas ações que reafirmam o compromisso com a igualdade: a entrega do material esportivo da Copa Jacuípe Feminina 2025 e a Roda de Conversa – Mulheres no Esporte: Inclusão que Faz a Diferença. Organizados pelo GT de Esportes e pela Rede Pintadas, com apoio das secretarias municipais, estaduais e das prefeituras, os eventos marcaram a defesa do futebol feminino por meio do edital “Elas no Esporte”, que garante três anos de competição.
A secretária das Mulheres do Estado da Bahia, Neusa Cadore, destacou a importância da iniciativa como um passo para romper barreiras e garantir que as mulheres ocupem os espaços que desejarem, cobrando políticas públicas para tal. Ela parabenizou as atletas, agradeceu. “Eu quero aqui agradecer ao governador a dizer que essa é uma iniciativa muito importante que vem ao encontro da luta pelas mulheres de romper barreiras, ocupar novos espaços e cobrar políticas públicas para que a mulher possa ter direito de estar onde ela quiser”, definiu Cadore.
Jucelia Silva, assistente social da SPM, ressaltou que a visibilidade e a igualdade salarial são essenciais para que as mulheres no futebol não sejam mais invisíveis. Ela enfatizou que o trabalho da SPM contribui para a autonomia e inserção das mulheres no esporte, especialmente no futebol.
Início da Copa Jacuípe Feminina
Com o pontapé inicial marcado para o domingo, 16 de fevereiro, a Copa Jacuípe Feminina promete agitar a região. A quinta edição da Copa contará com a participação de 12 seleções, divididas em três grupos. A primeira rodada será disputada em três cidades: Ipirá, Pintadas e Capim Grosso.
- Grupo A: Baixa Grande, Ipirá, Mairi e Várzea da Roça.
- Grupo B: Capela do Alto Alegre, Nova Fátima, Pé de Serra e Pintadas.
- Grupo C: Capim Grosso, Quixabeira, Várzea da Poço e Serrolândia.
Jogos de domingo, 16 de fevereiro:
- Em Ipirá: 8h – Ipirá x Mairi, 9h – Várzea da Roça x Baixa Grande.
- Em Pintadas: 8h – Pintadas x Pé de Serra, 9h – Nova Fátima x Capela do Alto Alegre.
- Em Capim Grosso: 9h – Capim Grosso x Várzea da Poço, 10h – Quixabeira x Serrolândia.
Atletas como Nadja, de Capim Grosso, expressaram entusiasmo, buscando repetir o sucesso de edições anteriores. Rafaela, da seleção de Mairi, comentou que a equipe está na luta para conquistar seu primeiro título na Copa. “Estamos indo pra nossa quinta edição da Copa Jacuípe, onde de duas a gente foi campeãs e nessa a gente tá indo com a mesma intenção das outras duas de se tornar tri e que a experiência pra gente, né, pelo menos para mim, pra nossa equipe, é muito bacana, porque o apoio da nosso do nosso município é extremamente importante”, ressaltou Nadja de Capim Grosso.
Além da Copa Jacuípe, foi anunciado o início da Copa Master de Futebol Masculino para o final de abril. A secretária Neusa Cadore informou que outras regiões da Bahia, como o Sisal, o Sertão Produtivo e a região Metropolitana, também receberão incentivos ao esporte feminino.
O repórter Paulo Marcos acompanha de perto esse evento, destacando que, na Bacia do Jacuípe, o esporte se consolida como um instrumento de inclusão e transformação social. O evento marca o início de um futuro mais igualitário para o esporte feminino na Bahia. Assista a reportagem.