O deputado Nelson Leal (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução propondo a concessão da Comenda 2 de Julho à cantora norte-americana Beyoncé Giselle Knowles-Carter. “É com satisfação que rendo esta justa homenagem a Beyoncé, por presentear a todos nós com músicas e entretenimento de qualidade, tornando-se um verdadeiro ícone, sobretudo, da música mundial, além de ações sociais através da Beygood, fundação de caridade da artista americana que vai oferecer bolsas para empreendedores negros e indígenas no Brasil”, expressou o parlamentar, no documento.
Ele apresentou a longa trajetória de sucesso da cantora dos EUA, nascida na cidade de Houston, no estado do Texas, filha de Mathew Knowles, um executivo musical e empresário, e Tina Knowles, uma figurinista e estilista de cabelo. Eleita a oitava maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e a maior popstar do século XXI pela revista Billboard, em 2024, Beyoncé coleciona diversos Grammys numa longeva e bem-sucedida carreira iniciada ainda na década de 1990.
Para justificar a homenagem, Nelson Leal destacou a ligação recente da artista com a Bahia, desde que subiu ao palco do Centro de Convenções, em Salvador, na noite do dia 21 de dezembro de 2023. A aparição aconteceu durante o evento de pré-estreia do filme Renaissance: a film by Beyoncé. Na ocasião, a artista apareceu de surpresa, enrolada nas bandeiras do Brasil e do Estado da Bahia, depois de muitas especulações em torno de sua vinda para a capital baiana.
Nelson Leal explica que Beyoncé fez a opção por Salvador devido à semelhança da cidade com o álbum Renaissance e cita uma declaração da popstar, no palco: “Era muito importante para mim estar aqui na Bahia. Renaissance é sobre liberdade, beleza, alegria. Tudo o que vocês brasileiros representam. Estou muito feliz de estar aqui e ver o rosto lindo de vocês”.
De acordo com o legislador, “especula-se que a escolha de Salvador para uma das apresentações no Brasil, em 2023, esteja relacionada ao movimento negro. Isso porque a capital baiana é a cidade com a maior população negra fora da África”.
Ainda segundo Nelson Leal, durante a passagem por Salvador, a cantora atualizou sua biografia no Instagram, inserindo o nome da capital baiana. Além disso, na sua visita à cidade, Beyoncé teve um encontro com a reitora Adriana Marmori, professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A equipe da cantora ainda circulou pelo Centro de Salvador mostrando a realidade dos soteropolitanos, deixado de lado os pontos turísticos comuns, como Pelourinho, Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Porto da Barra.
“A vinda da cantora à Bahia repercutiu nacional e internacionalmente, virando matéria em importantes veículos de comunicação, com depoimentos de vários fãs famosos e anônimos da popstar. A presença de Beyoncé em Salvador provocou alvoroço, um verdadeiro êxtase. A cantora Ivete Sangalo puxou o coro de She is baiana, baby… seguida por outros famosos a exemplo de Ludmilla, Astrid Fontenelle e Tinna Rios”, escreveu o deputado.
Por fim, Nelson Leal lembrou que Beyoncé já havia vindo a Salvador em 2010, quando fez um show no Parque de Exposições. Ele concluiu a moção ressaltando a justa homenagem à popstar, que além da mega trajetória musical, também promove importantes ações sociais através da fundação Beygood.
CN | Fonte: Ascom ALBA