Morreu no fim da tarde de ontem (25) em um hospital de Salvador, Misael Ferreira de Oliveira aos 87 anos. O Calila Notícias não teve informações sobre a causa da morte, apenas que o líder político e agropecuarista vinha doente há muito tempo.
Misael marcou a história política de Conceição do Coité como sendo o principal líder político do grupo Azul no município principal rival de Hamilton Rios que foi o maior líder do grupo Vermelho.[Por décadas os grupos políticos de Coité as cores significaram muito mais que os partidos], tendo inclusive os blocos vermelho e azul na micareta de Coité.
Trajetória
Em Conceição do Coité, eleito vereador pelo Partido Social Democrático – PSD, 1962-1966, reeleito pelo partido da Aliança Renovadora Nacional – ARENA, 1966-1970, disputou algumas eleições para prefeito e não obteve êxito nas década de 1970 e 1980. Resolveu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia em 1986 e ficou na suplência de deputado estadual Constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, 1987-1991, assumiu por diversos períodos até que em dezembro de 1988 ele foi efetivado no cargo. Em 1992 aceitou o convite do então vereador Diovando Carneiro Cunha “Vando” para concorrer ao cargo de vice-prefeito pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, para enfrentar Hamilton Rios que brigada pelo terceiro mandato e a chapa Vando e Misael saiu vencedora. Detalhe: Vando era do grupo Vermelho liderado por Hamilton Rios e se uniu a Misael do Azul.
MIsael assumiu a cadeira de prefeito nos últimos 3 meses de governo, em 1996, após a morte de Vando. Em 2000 ele fez as pazes com o grupo vermelho quando apoiou Tom Araújo, filho de Hamilton Rios para prefeito, e em 2001 assumiu a Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Conceição do Coité.
Condecorações
Misael tem seu nome marcado na ALBA como um dos deputado constituintes, ou seja, enquanto parlamentar fez parte da Constituição estadual e recebeu a Medalha de Reconhecimento Constituinte em1990; Medalha Grande Mestre, Governo do Estado da Bahia.
O velório está previsto para acontecer a partir da 10 horas desta quarta-feira, 26, na sede da ADECOSAL em Salgadália, o sepultamento às 17h no cemitério do referido distrito.
Misael deixa esposa e os filhos: Ricardo, Raquel, Rita de Cássia, Maria José e Marcelo.
O jornalista Paulo Marcos fez um importante documentário que será lançado no próximo mês ( Fibras Resilientes)