Nesta quinta-feira (27), às 10h, o Plenário Orlando Spínola da Casa Legislativa abrigará uma sessão especial para conceder o Título de Cidadão Baiano ao arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal dom Sergio da Rocha. A iniciativa é do deputado Alex da Piatã (PSD).
O parlamentar destacou que a homenagem é uma forma de reconhecer a dedicação e os serviços prestados pelo religioso à Igreja na Bahia e seu compromisso pastoral com o povo baiano.
Nascido em Dobrada, interior de São Paulo, em 21 de outubro de 1959, dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), em 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão (SP), na Diocese de São Carlos. Ele foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001; e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).
O homenageado é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.
No dia 15 de junho de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, arcebispo Metropolitano de Brasília, tendo sido acolhido na Catedral Metropolitana em 6 de agosto de 2011. Permaneceu na Arquidiocese de Brasília até ser nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse aconteceu no dia 5 de junho do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Salvador (Catedral Basílica).
Em 2011 tomou posse como arcebispo de Brasília, onde permaneceu até ser nomeado como arcebispo de Salvador, primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse na Sé Primacial do Brasil aconteceu em 5 de junho do mesmo ano.
Fonte: Ascom ALBA