A Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses (BVAJ), com sede em Riachão do Jacuípe, prestou um importante apoio em uma ocorrência trágica registrada na manhã desta segunda-feira (28), na BR-324. O grupo foi acionado para atuar no resgate de uma vítima fatal de um grave acidente envolvendo um carro de passeio, modelo Hyundai Creta, e um caminhão bitruck.
O condutor do veículo de passeio, que morreu preso às ferragens, era pai de um médico especialista em neuropediatria, identificado apenas como Lucas, que também estava no carro e ficou ferido. A Brigada foi responsável por realizar o corte na estrutura do automóvel, permitindo que a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) concluisse o trabalho de sua competência.
De acordo com o comandante da BVAJ, Lucival Souza, o corpo foi retirado por volta das 11h20. Souza informou ainda que o acidente envolveu dois caminhões. Um deles, que seguia à frente do Creta, provocando a colisão do carro, que perdeu o controle, invadiu a pista contrária e bateu de frente com o segundo caminhão. Após o impacto, o carro saiu da pista e tombou. Houve ainda um princípio de incêndio, rapidamente controlado por funcionários da Coelba que passavam pelo local no momento da colisão.
A atuação da Brigada Anjos Jacuipenses foi fundamental para a realização do resgate. Embora o Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) da Bahia seja, em geral, responsável por esse tipo de operação, a Brigada se mostrou preparada com equipamentos e conhecimento técnico para lidar com situações complexas como essa.
Com sete anos de fundação, a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses é composta por cerca de 40 integrantes e atua diariamente, prestando socorro em casos de acidentes de trânsito, afogamentos, ocorrências clínicas, surtos psiquiátricos, combate a incêndios, captura de animais silvestres e peçonhentos, além da remoção de enxames de abelhas. Com agilidade, compromisso e sem burocracia, o grupo se tornou referência em atendimento emergencial voluntário na Bahia.