O prefeito de Santa Bárbara, Edifrâncio de Jesus Oliveira (PSD) anunciou oficialmente nesta terça-feira (08) o cancelamento das festividades do São João 2025. Ele explicou que a medida foi tomada em consenso com secretários, vereadores, líderes religiosos e comunitários, com o objetivo de priorizar um investimento estratégico para o desenvolvimento do município localizado no Portal do Sertão, distante 25 km de Feira de Santana. O gestor tem como meta adquirir de uma área para implantação do Parque Industrial no município.
Segundo ele, a área escolhida para o parque industrial representa um custo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos — valor equivalente ao investimento previsto para a realização do São João. “Se eu comprar a área industrial da cidade, não tenho condição de fazer o São João. E se eu fizer o São João, não tenho condição de pagar o polo industrial. Então, tomei a seguinte decisão: comprar a área”, declarou.
O projeto já conta com a confirmação de uma indústria que, segundo o prefeito, deve gerar cerca de 400 empregos diretos, com foco na contratação de jovens do município. “É uma forma de evitar que o jovem saia de Santa Bárbara para buscar oportunidades em outras cidades”, justificou o gestor.

Embora a decisão represente um impacto para o comércio e para a juventude local, o prefeito reforçou que ela foi tomada pensando no futuro do município.
“Não quero fazer festa para ficar com problemas financeiros. Quero fazer festa com os pés no chão, sabendo que, acima de tudo, Santa Bárbara precisa crescer e empregar a nossa juventude.”
Em contrapartida, ele anunciou que o município terá outros eventos ao longo do ano: em setembro; a festa de emancipação política, em dezembro; e a tradicional Copa Rural, que movimenta as comunidades durante cerca de 90 dias.
O prefeito que está no primeiro ano do segundo mandato, concluiu com uma promessa: “Com certeza, nos próximos anos farei o melhor São João da história de Santa Bárbara.”
CN | Fonte: De Olho na Cidade