O Governo Guene do Contador tem a primeira baixa na gestão. Foi exonerado do cargo de secretário de Educação, Cultura e Esporte de Retirolândia, cuja publicação está no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 04, Silvestre da Silva Goes, que assumiu a pasta no dia primeiro de janeiro deste ano e deixa após 94 dias.
O agora ex-secretário gravou um vídeo que o Calila Noticias teve acesso na tarde deste sábado, 05, que não explica o que ocorreu para sua exoneração, fala apenas que se reuniu com o prefeito José Egnildo “Guene” e em comum acordo decidiu pelo afastamento do cargo de secretário.
Iniciou o vídeo dizendo que educação é coisa séria, é prioridade e que por isso é preciso ser tratada com responsabilidade. “E é por esse motivo que tomei essa decisão”, afirma.
Após fazer os agradecimentos aqueles(as) que estiveram ao seu lado nos últimos 3 meses, Silvestre fez um breve balanço do seu trabalho, segundo ele conseguiu realizar uma parte dos projetos que tinha, a exemplo da implantação da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na zona rural, no total de cinco comunidades em pleno funcionamento, abertura da creche da Gameleira [povoado] “e mais feliz ainda ter conseguido junto com o prefeito Guene, trazer dois ônibus novos com cinto de segurança e ar condicionado para servir exclusivamente a educação básica, de forma especial a educação infantil”, disse Silvestre.
Relatou também que poderia ter feito muito mais, mas infelizmente a educação não depende apenas de uma pessoa, e sim, de todo um conjunto de gestão. “E por esse motivo e algumas divergências que tive, eu sentei com o prefeito Guene em uma conversa amigável, achei por bem me afastar da secretária de Educação como secretário, porém, vou continuar na gestão ajudando, porque independentemente de qualquer coisa, o importante é a gente manter a educação dos nossos alunos. Questões pessoais são coisas pequenas diante da grandeza e da responsabilidade que a gente tem enquanto professor, com a educação”, afirmou o ex-secretário.
Ele encerrou o vídeo com pedido de desculpas na parte que não deu certo, porém disse ter o sentimento de dever cumprido e feliz por ajudar muitas pessoas e fazer muitas famílias felizes.
Segundo o Calila Noticias apurou, a nomeação de Silvestre em janeiro para assumir a SEC municipal foi uma indicação da família Martins [de Adevaldo], grupo político que aderiu à Guene nos últimos dias de campanha em 2024.
Mantemos contato com André Martins para saber se a exoneração de Silvestre seria motivo de abalar a relação com a atual gestão e ele respondeu que não. “Foi uma indicação nossa! Fez um bom trabalho e, o principal, teve independência para tratar com o prefeito as decisões. Infelizmente, não deu certo. É da vida, vamos dialogar para ver alguém que possa dar certo”, disse André, que também foi prefeito do município.
Ele garante que não tem nenhuma crise, está tudo caminhando dentro da normalidade e tem certeza de que o próximo a assumir o cargo vai dar continuidade e quem sabe melhorar a educação do município.