Esta sendo desenvolvido entre os município de Conceição do Coité, Santaluz e Valente, o projeto intitulado de Riquezas e Proezas do Sisal. O objetivo e estabelecer o intercâmbio sociocultural entre os pequenos produtores que tem no sisal a sua principal fonte de renda.
Foram realizadas visitas nesses municípios a fim de levantar dados e registrar experiências vividas pelos sertanejos que cultivam a fibra. Como resultado das oficinas de capacitação artesanal que já foram realizadas, nesta próxima sexta-feira (18/07), estará acontecendo um curioso concerto com a violinha do sisal e a exposição do artesanato fruto das atividades do projeto.
Os objetos e instrumentos musicais foram confeccionados com os resíduos gerados no processo da cadeia produtiva do sisal. O evento está programado para ocorrer no Teatro Santo Antonio, no bairro Alto da Colina, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Serão apresentadas músicas populares locais, principalmente aquelas cantadas pelos agricultores durante o processo de plantio e colheita do sisal. Essas canções foram levantadas em pesquisas feitas pela equipe do projeto.
O Riquezas e Proezas do Sisal tem abrangência nas esferas cultural e socioeconômica e além da promoção da sustentabilidade, busca novas alternativas para a reutilização dos resíduos gerados na cadeia produtiva. A intenção é que sejam agregados valores aos insumos da produção do sisal. O projeto é financiado pelo Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Por Piter Junior