A cidade de Conceição do Coité no Território do Sisal foi palco de um dos maiores movimentos pela paz em evidencia da atualidade, não bastasse a organização de agendas, não só no Brasil, mas em diversos países pelo mundo, o Movimento “Você e a Paz” criado pelo médium espirita Divaldo Pereira Franco, que em uma rica palestra de aproximadamente 1 hora de duração, relatou para centenas de pessoas de Coité e cidades da região o que tem feito para abrir a mente de cada um para viver em paz.
A palestra foi realizada no coreto municipal, em frente a igreja matriz, que até teve suas luzes acessas, geralmente só acontece nos festejos da padroeira e fim de ano, foi montada uma estrutura com toldos, para abrigar as pessoas, mas a quantidade de participante foi mais que o dobro do espaço reservado, pois para muitos, assistir a uma palestra com Divaldo Franco é válido qualquer sacrifício, principalmente daquelas pessoas que vivem a doutrina espírita que o conhecem pela sua longa caminhada.
Divaldo Franco, hoje aos 87 anos, tem feito sua parte por dias melhores e pelo o fim da violência, tem dado a receita também de como encontrar a paz, em palestras como a que ocorreu em Coité na noite desta terça-feira,29, e nos bairros populosos da cidade do Salvador, levando-lhes a mensagem preciosa da paz. Esse movimento está sendo propagado, com brilhantismo, em vários países da Europa, tais como: Portugal, França e Espanha, nos Estados Unidos e Paraguai, levando, desta maneira, a proposta urgente da paz a todas as nações.
Em entrevista para o Calila Noticias e Rádio Tudo FM, disse que a presença do povo em Coité para acompanhar sua palestra foi muito significativa, “porque demonstra que todos nós desejamos a paz, vivemos uma hora muito grave, em que a criatura humana está entregue ao consumismo e a desesperança, a presença desse público demonstra que todos buscam a paz e somos capaz de construí-la”, disse.
Divaldo Franco começou essa peregrinação pela paz em 1996 por Salvador, e de lá para cá, já passou por mais de 200 cidades, 15 países,”estamos levando a mensagem pelo mundo inteiro” afirmou o médium que já é conhecido como embaixador da paz.
Segundo o site Mansão do caminho um encontro semelhante ao que aconteceu em Coité, ocorreu em Bogotá na Colômbia a pouco mais de 30 dias, no Centro de Convenções Gonzalo Jiménez de Quesada. Cerca de mil pessoas tiveram a oportunidade de confraternizar e conhecer em profundidade o verdadeiro sentido a que se propõe esse movimento que se destaca tanto local quanto internacionalmente.
Na oportunidade foi lida a mensagem enviada pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, endereçada ao Movimiento Tú y La Paz. Na missiva o Presidente saúda o movimento destacando a importância de a paz ser alcançada, em primeiro lugar, no coração de cada pessoa, desarmando os espíritos, tornando os lares, bairros, os locais de trabalho em ambientes pacíficos. O mais importante nesta hora, destacou, é que cada colombiano se pergunte: o que eu posso fazer em favor da paz? Agradeceu por convocar os colombianos a não-violência, por convidar a amarmo-nos em lugar de armarmo-nos, por recordar que a paz, a verdadeira paz, começa no coração.Vale lembrar que a Colômbia é considerado um dos países mais violentos do mundo, e Divaldo Franco teve a preocupação em levar o Movimento Você Pela Paz para aquele país.Questionado onde encontra essa deposição e vitalidade para viajar pelo mundo inteiro a resposta foi em uma palavra de quatro letras “AMOR”. Quando a gente ama tem paz”, finalizou.
Cleto Boaventura, 81 anos, foi um dos participantes do evento e na condição de ter sido um dos fundadores do Centro Espírita Luz Amor e Verdade de Conceição do Coité, há mais de 50 anos, tempo que conhece Divaldo Franco, disse que o médium é tudo pela paz, “é quem semeia a paz em tudo quanto é canto. Apesar de conhecer a muito tempo, ele nunca tinha vindo em Coité, prometia sempre que vinha, hoje chegou e foi logo me dizendo; tudo só um dia e o dia chegou”, falou Cleto feliz pela presença do amigo.
Algumas autoridades foram convidadas para sentarem ao lado de Divaldo Franco, a exemplo do prefeito Francisco de Assis, o desembargador Salomão Resedá e o delegado de Polícia João de Oliveira Farias Filho. além de outros convidados.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas