Com o processo eleitoral prestes a chegar a sua reta final, políticos começam a desenhar seus rumos, a exemplo do que vem acontecendo em São Domingos, município localizado no Território do Sisal, com quase sete mil eleitores. Em 2012 o prefeito Domingos Nafitel Ramos Oliveira (PP) venceu a eleição com 3.053 votos, ou seja, 51,92% dos votos válidos, derrotando Hildebrando Neto Rios Carneiro (PT), que obteve 2.827 votos, correspondente a 48,08% dos votos válidos.
Num quadro bem diferente do existente a dois anos atrás, a política local tomou um rumo bem diferente e o grupo de oposição, com exerção a Bando, como é conhecido o petista derrotado em 2012, caminha junto no apoio à reeleição do deputado estadual Tom Araújo (DEM) e fechou, inclusive Bando, com o candidato a deputado federal Ronaldo Carlleto (PP).
A campanha coordenada pelo prefeito Domingos Nafitel já está nas ruas, inclusive com muros pintados e dois deles na batedeira de sisal pertencente à família Carneiro, onde, tradicionalmente, costuma expor os candidatos apoiado pela segunda força política municipal desde que foi emancipado em 1989. O petista Bando é o único ligado à oposição que vai apoiar a reeleição do deputado deputado Rosemberg Pinto (PT) em gratidão ao apoio que recebeu na eleição de 2012, mas estão juntos no restante da chapa liderada pelo petista Rui Costa, candidato a governador, segundo o informante, que não quis se identificar.
Pessoas ligadas ao grupo de oposição disseram ao CN que não foi difícil o acordo com o prefeito Nafitel pois, o mesmo tem história com o grupo do ex-deputado Florisvaldo Carneiro, já falecido, com quem trabalhou muitos anos. Eles lembraram que a história política de Nafitel começou no grupo de Flory, por onde disputou três eleições para prefeito, e em 2003 aderiu ao grupo Izaque Pinheiro, na gestão da prefeita Mizinha e disputou duas eleições como vice-prefeito de Izaque Júnior e 2012, se elegeu prefeito.Não tivemos contato com o prefeito para comentar o assunto, nem também o Hidelbrando.
Izaque Júnior disse ao CN que não rompeu com Nafitel,entende sua posição e o chamou de “jogada” esse “relacionamento com a oposição. Hoje eleitor de Paulo Souto para governador,Júnior,como é chamado o ex-prefeito, garantiu que irá ficar até o fim com o democrata e que o abandonou as vésperas da eleição de 2010 por acreditar que o PT o apoiaria na eleição de 2012, o que não ocorreu.
Izaque Júnior está apoiando o deputado federal, hoje candidato a estadual, Fábio Souto (DEM) e Lúcio Vieira (PMDB), para federal, além do restante da chapa de oposição ao governo do estado.
O vereador Jotair Batista da Silva (PDT), disse não concordar com este cenário e decidiu não apoiar nenhum candidato a deputado. Ele disse ao CN que não sabe do seu futuro político e tudo depende a eleição para presidência da Câmara, da qual é candidato. Jota, como é chamado, externou seu apoio para governador, vai votar com o democrata Paulo Souto.Seu colega de partido, vereador José Marcos Almeida Santos, decidiu por uma “carreira solo” para deputado estadual e está apoiando o candidato a deputado pelo PMDB, Alex da Piatã. Marcão entendeu ser o melhor caminho por ser da região, conhecer suas ações que transformaram a saúde em Conceição do Coité e “conheço de perto, não vou mim decepcionar”, falou Marcão.
Tudo muito diferente – Em 2010, o PMDB estava nas mãos da família Carneiro e apoiou Lúcio Vieira Lima, dando 1.027 votos, ocupando o primeiro lugar entre os mais votados. Na segunda posição, Fábio Souto, 904 votos, seguido de João Leão (PP), 856 votos, ambos apoiados por Izaque Júnior. Para deputado estadual, Izaque Júnior também dividiu os votos e ficou com Tom Araújo, 1.117 votos e Mário Negromonte, 845 votos, ficando Wiliian Jatobá 618 votos, na terceira posição,este último apoiado pela família Carneiro e aliados.
As vésperas da eleição de 2012, após o prazo para filiação, o PMDB muda de comando e sai dos “Carneiros” e passa para o grupo Izaque Pinheiro. Esta medida foi a reação do diretório estadual por Bando ter se filiado ao PT.
Em 2012, Bando contou com o apoio de Elisângela Araújo primeira Coordenadora Fetraf Brasil e diretora da Cut, hoje candidata a deputada federal pelo PT que indicou sua irmã Maria Betânia dos Santos Araújo para vice-prefeita.Elisângela ao que foi levantado pelo CN não está tendo apoio das grande lideranças de sua cidade natal, pois pelo lado de Izaque Junior tem Lúcio (PMDB) por Bando que é do seu partido apoia Ronaldo Carleto (PP).