Foi inaugurada na noite de sábado (20), no Bairro Cidade Nova, em Serrinha, a mais nova agencia da ASCOOB/Sisal, ou seja, a sexta deste sistema Cooperativista de Crédito, cujas ações são voltadas para o setor rural, também com forte ênfase para a área do empreendedorismo, onde se destacam programas macrofinanceiros. Serrinha será a primeira cidade, dentre as 20 localizadas no Território do Sisal a ter duas agencias de uma mesma instituição financeira com disponibilização de todos os produtos e serviços.
O presidente da entidade, Antonio Cláudio Oliveira Santiago, disse que estava muito alegre por mais uma conquista do ASCOOB/Sisal e pela feliz coincidência de iniciar os trabalhos na segunda-feira (22), quando será iniciada a III Semana de Inclusão Financeira e Desenvolvimento Social, chamada de Semana de Microfinanças.
Ele disse para o público presente que durante toda semana serão desenvolvidos diversos eventos para a comunidade, sendo: oficinas de capacitação; abertura de contas; portabilidade de benefícios; implantação de bancos comunitários cooperativos, dentre outros. Sobre a nova agencia, Cláudio lembrou que irá beneficiar mais de 15 mil pessoas diretamente, sobre tudo os empreendedores, comerciantes e agricultores familiares que moram em comunidades rurais próximas a exemplo de Casebre. Alto de Fora e Baú.
A ASCOOB/Sisal, segundo Antonio Cláudio, tem 14 mil sócios, 37 funcionários e ao pensar na abertura desta agência, se pensou em um melhor atendimento e consequentemente um serviço de melhor qualidade. “Fazer cooperativa é fazer um trabalho continuado”, concluiu o presidente.
Foram apresentados Narciso, Marla, Radson, Benzinho, Maria e Vangivaldo, funcionários da nova agência e, após posarem para uma foto, incorporou aos outros 31 funcionários para foto oficial.
A Diretoria da ASCOOB SISAL, composta por sete membros, sendo quatro administradores e três executivos, ou seja diretor presidente, diretor administrativo e operacional, além de seis conselheiros fiscais, sendo três efetivos e três suplentes. Antonio Cláudio também apresentou aos presentes e destacou a importância de todos resultando no crescimento da entidade.
Fredson Mileno, diretor administrativo da ASCOOB Central, disse que a entidade tem como objetivo fortalecer a economia familiar solidária, através do cooperativismo de crédito, fomentando os processos de desenvolvimento local integrado, sustentável e solidário do estado da Bahia. e funciona como uma grande família, contando com 30 pontos de atendimento, 170 funcionários e 42 associados distribuídos nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Mileno lembrou a importância de José Paulo Crisóstomo Ferreira para o movimento cooperativista nacional. Zé Paulo, como é conhecido, esteve no evento, mas não fez parte da mesa oficial por estar candidato a deputado estadual cuja bandeira principal é a defesa do cooperativismo.
Entusiasmado quando o tema é cooperativismo e questionado pelo CN sobre o assunto, ele disse que a economia mundial quando estão atravessando momentos difíceis, as cooperativas continuam prosperando fruto da união das pessoas em torno de objetivos comuns, “ou seja, as cooperativas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes”, falou Zé Paulo. Ele finalizou parabenizando a ASCOOB/Sisal.
Depois do ato em um espaço vizinho a Igreja Paroquial do Bom Pastor, todos seguiram em caminhada até o local onde vai funcionar a nova agência.
Uma cidade dentro da cidade – O aspirante a tenente Ramon, sub comandante da 1º CIA/PM, disse que o bairro da Cidade Nova é promissor e parabenizou o projeto de expansão do ASCOOB/Sisal. Com mais de 15 mil habitantes, um comércio diversificado onde se encontra de tudo, inclusive bons supermercados e, citado com referência pelo ex-presidente da Associação do Moradores e representante do Conselho Municipal de Segurança, João Batista, na comunidade tem seis padarias e quase um pólo industrial, apesar do recente fechamento da Via Uno.
O bairro teve início no final da década de oitenta com a doação e lotes pelo então prefeito, hoje falecido, Aloísio Carneiro. João Batista chegou a comunidade em 1990, quando só tinha energia elétrica, “hoje está tudo bem diferente e tenho orgulho de morar aqui”, externou.
João Batista lembrou que no local onde foram construídas as fabricas, era um campo de pouso e as principais autoridades do estado ou mesmo do Brasil, desciam lá. “A cidade Nova era a porta de entrada do progresso para região”, brincou.
O bairro fica a 02 km do contorno da BA 409, trecho Conceição do Coité/Serrinha e tem dois acessos principais para o centro da cidade. Pelo contorno da BA 409, a Avenida ACM, pela rodoviária Asvores Augusto. A comunidade também é assistida pela atenção básica, funciona um Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP) e nas proximidades, brevemente estará funcionando o primeiro Shopping de Serrinha cuja esperança é o aquecimento da economia e geração de mais emprego e renda. ( VEJA OUTRAS FOTOS)
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas