Até o final do mês de março, os alunos das escolas da rede estadual estarão com seus fardamentos e mochila novos. As duas camisas que compõem o Kit Básico do Estudante trazem impresso o Brasão de Armas do Estado da Bahia, representando as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo impresso com os elementos constitutivos. Da proa de uma embarcação, um marinheiro está apontando para a terra próxima, numa alusão ao descobrimento do Brasil.
A estrela simboliza o Estado da Bahia como timbre. Já o escudo em azul, com uma embarcação de vela, levantada e içada a bandeira da República, traz a imagem de um marinheiro acenando com um lenço branco e, ao fundo, se vê o Monte Pascoal, lugar do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Pedro Álvares Cabral.
Com o lema “Per Ardua Surgo”, que significa “Pela dificuldade venço”, a marca reúne dois tenentes. O primeiro Tenente é um homem seminu, com bigorna, personificando a indústria. O segundo Tenente, uma mulher, chapéu frígio, com uma bandeira da Bahia que é personificação da República. Por cima do timbre, encontra-se a inscrição “Estado da Bahia”. E, ao pé do Brasão, por baixo do listel, a palavra “Brasil”.
O investimento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que custou cerca de R$ 19,2 milhões, visa garantir que todos os alunos tenham condições de ir à escola, já que o fardamento é um item obrigatório para o acesso deles às unidades de ensino da rede. A medida tem o objetivo, ainda, de fortalecer o sentimento de pertencimento à rede pública.
Fonte: Agecom