Governador eleito com 3.558.975 votos na Bahia, sendo 125.396 em Feira de Santana, Rui Costa concedeu uma entrevista, na manhã de quinta-feira (9), ao Acorda Cidade, para fazer uma avaliação do pleito eleitoral, realizando no último domingo (5), e falar sobre os compromissos dele com o município, a exemplo da construção de um novo hospital geral para a cidade e a construção de uma via perimetral que deve interligar as BRs 324, 101 e 116 e beneficiar o aeroporto de Feira nos próximos anos.
Acorda Cidade – O senhor esperava esse resultado nas eleições?
Rui Costa – Eu acreditava porque eu caminhava pelas ruas, fazia passeatas, comícios e via o carinho e o afeto da população e o desejo das pessoas de que a Bahia seguisse em frente melhorando a cada dia, gerando emprego e oportunidades, e a vontade do povo baiano em construir um estado mais moderno, um estado que leve ao interior o desenvolvimento, e por isso eu acreditava sim na eleição.
Acorda Cidade – Quando o Ibope divulgava aqueles números, qual era a reação do senhor?
Rui Costa – Nós já conhecíamos este instituto de outras eleições. Em vários estados eles erraram muito, e a Bahia foi um exemplo singular de quanto o Ibope tem sucessivamente em todas as eleições errado na avaliação. No congresso nacional hoje os deputados já discutem uma regulamentação para divulgação de pesquisas, porque não é possível que donos de institutos de pesquisa que muitas vezes são contratados por grandes empresários tentem direcionar dessa forma o voto e a opinião popular. E, portanto, eu acho que deve ter um novo marco legal para a divulgação de pesquisas no país, como tem em outros países do mundo.
Acorda Cidade – Já começam nos bastidores as especulações, principalmente daqueles seguidores, que os seus candidatos ficaram na suplência, tanto de federal como de estadual. Quando é que o senhor começa a compor o novo governo?
Rui Costa – A minha prioridade agora, nas próximas três semanas, é caminhar na Bahia, pedindo votos para a presidenta Dilma, porque eu entendo que é muito melhor para a Bahia e para o Nordeste, pois antes do Lula e da Dilma, o nordeste brasileiro era esquecido, abandonado. Tem até um ex-presidente, que era do mesmo partido que hoje é o do adversário da Dilma, que chegou a dizer que o nordeste era lugar de agricultura e turismo, e o lugar de fazer pesquisa, ciência e de ter universidade era só o sudeste do país. Após essas três semanas, eu vou tirar um descanso de uma semana, e depois disso, eu vou montar uma equipe de transição, mas os nomes de secretários de estado e dirigentes de empresas, eu só anuncio no mês de dezembro.
Acorda Cidade – Hospital geral, perimetral norte e término do nosso centro de convenções. Essas três propostas estão firmes?
Rui Costa – É compromisso meu que em Feira de Santana se inicie a construção de um novo hospital geral, ainda no primeiro semestre de 2015, mais adequado às necessidades da cidade, e do tamanho que Feira merece pelo seu crescimento. Sobre o centro de convenções, eu vou ver quais são as pendências para dar um andamento mais rápido à obra e ver se ainda há tempo de o governador Jaques Wagner inaugurar, antes dele sair do governo, pelo menos o teatro, e nós vamos buscar soluções para o conjunto que engloba o centro de convenções. A perimetral norte nós temos ainda o projeto básico e eu já havia pedido para ser feito o projeto executivo, e esse é um dos projetos que eu quero cuidar já na transição, porque ele é necessário e articulado com o novo aeroporto de Feira, porque, como eu disse na campanha, o projeto que nós temos para o aeroporto, já entregue ao governo federal, é um aeroporto de padrão internacional, de cargas, com investimento na ordem de 350 milhões de reais e, portanto, é preciso ter uma via expressa, que ligue as BRs a este aeroporto. Ela vai ligar a BR-324 à BR-101, passando pelo aeroporto, com a BR-116 na altura da rotatória de Tanquinho e de Serrinha, que já vai ser duplicada agora.
Acorda Cidade – O viaduto da Nóide Cerqueira com a BR-324 já foi licitado?
Rui Costa – Não sei se já foi escolhida a empresa vencedora, mas o edital do viaduto já o foi publicado e será um equipamento importante, porque dá plena funcionalidade a Nóide Cerqueira.
Acorda Cidade – Quando haverá mais convocações de aprovados no concurso da PM de 2012?
Rui Costa – Esse ano, antes mesmo da eleição, o governador Jaques Wagner, já convocou policiais militares e civis. Mas eu não saberia dizer se ele ainda vai convocar até dezembro, porém com certeza eu convocarei, no primeiro semestre de 2015, policiais, tanto civis como militares.
Redação: CN*Informação: Acorda Cidade