O planejamento estratégico da União dos Municípios da Bahia (UPB) está sendo discutido em um seminário presidido pelo presidente da instituição, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. O seminário desta quarta-feira (dia 23) no Hotel Fiesta, Itaigara, conta com representantes das associações regionais e consórcios intermunicipais do estado da Bahia, e toda a diretoria da UPB. Durante todo o dia os gestores municipais estão construindo estratégias de ações da entidade, com uma agenda política e reivindicatória. Participam desse encontro da UPB representantes da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Caixa Econômica Federal (CEF) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia)
Caetano anunciou gestões junto à Caixa Econômica Federal para a realização de mutirão regional (gestão itinerante) visando facilitar a tramitação e mesmo a negociação de projetos. O Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, César Lisboa sugeriu a criação de um fórum de relações com o governo do estado e prefeitos, encontro da UPB, presidente de associaões e consórcios com o governador (dia 18 de março), falou também da visita da presidenta Dilma ao município de Irecê no dia 01 de março.
O superintendente de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Geraldo Reis quer estreitar relação com a UPB e montar uma equipe técnica para trabalhar em conjunto. Segundo ele, dos 1.200 divisas inter municipais, há 720 divisas com problemas que precisa equacionar, por isso é necessário dialogar. Há um prazo de dois meses para fazer essa atualização territorial.
A Caixa Econômica Federal compareceu com três representantes: Aristoteles Alves de Menezes Jr (superintendente em Salvador), Edmilson Oliveira (gerente regional de governo do Norte da Bahia), Euclides Monteiro (Sul da Bahia). Existem mais de dois mil contratos e convênios com os municípios e a UPB junto com a Secretaria de Planejamento, Ufba e Uneb vai interiorizar uma equipe tecnica, principalmente aos pequenos municípios, agilizando e desburocratizando os recursos.
O diretor de operações da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) José Ricardo falou da importância de captação de recursos para os municípios, documentação necessária, financiamento público. Presidentes de associações regionais estão apresentando propostas de planejamento do biênio 2011/2012 da UPB.