Faltando dois dias para eleição presidencial, militantes do PT e partidos coligados realizaram uma caminhada pelas ruas do centro da Alagoinhas, marcando oficialmente o encerramento da campanha da presidente Dilma Rousseff naquela cidade. Ao lado do deputado estadual reeleito Joseildo Ramos (PT), parlamentar mais votado do partido na região, o eleito governador Rui Costa (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB) desembarcam ás 15h46 com objetivo de reforçar a campanha da petista e ampliar a votação de Dilma na Bahia, onde teve 61% dos votos válidos e, em especial Alagoinhas, onde obteve 37.064 votos, correspondente a 30,47%. O grande desafio dos militantes é o convencimento dos eleitores de Marina Silva (PSB), a segunda colocada no município com 22.584%, ou seja, 30,47%. Aécio ficou na 3ª posição com 12.650 votos (17,07%).
O evento, uma iniciativa do deputado Joseildo Ramos mobilizou prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas da região e começou com uma concentração na Praça Rui Barbosa. O parlamentar que obteve 13.668 votos ao falar par o CN aproveitou para agradecer os votos e reforçar o pedido de votos para Dilma, pois, este projeto iniciado por Lula em 2002, segundo o parlamentar, tem dado certo, melhorado a vida das pessoas e não pode ser interrompido.
A exemplo de Alagoinhas, acompanhado de Rui Costa (PT), tem visitado muitas cidades da Bahia e se reunido com lideranças políticas de Amélia Rodrigues, Cipó, Irará e Esplanada, animando a militância e como meta, o trabalho de todos para ampliação dos votos em relação a eleição de 05 de outubro e diminuir a abstenção. “O Nordeste e a Bahia não podem abrir mão da reeleição de Dilma. É algo fundamental para continuar o novo ciclo de desenvolvimento da região e consolidar a libertação do nosso povo”, reforçou Joseildo.
“O maior patrimônio do PT é a força da sua militância e ela está sendo decisiva para garantirmos a vitória de Dilma . São doze anos de um projeto vitorioso do povo brasileiro que merece ser renovado nas urnas no próximo domingo”, ressaltou o deputado Joseildo. A expectativa do partido, segundo Joseildo é atingir 70% dos votos válidos para Dilma no estado.
Com animação de uma mine-trio e embalada pelo jingle político “no passinho do 13”, Rui saiu em caminhada acompanhado por um grande número de militantes que portavam bandeiras, usava camisas vermelhas e praguinhas com a foto de Dilma e estrela do PT. Além do prefeito Paulo César (PDT), 8 vereadores também apoiam a reeleição de Dilma, dentre eles, Luciano Sérgio de Jesus Santos (PT) e Radiovaldo Costa Santos (PT), da base de oposição ligados ao deputado Joeildo Ramos e, Djalma Bispo dos Santos (PRB), José Cleto dos Santos Filho (PTC),” ,Roberto José Torres de Lima (DEM), Gilson Guimarães Santos (PTC) e Raimundo Anunciação Santos(PP), mais conhecido por Raimundo Matuto, que integra a base da situação. Os demais, mesmo fazendo parte de base da sustentação do prefeito, não o acompanhou na decisão de votar com Dilma, inclusive o socialista Jorge Mendes dos Santos, atual presidente da Câmara, rompeu recentemente Paulo César, permaneceu apoiando Aécio neste segundo turno informação de Luciano.
Ao longo trajeto, Rui e Joseildo foram bastante assediados pela população que faziam questão de se aproximar, abraçar e inúmeros pedidos de fotos, praticamente parou o comércio. Diante da proibição dos discursos pela legislação eleitoral, Rui Costa falou com imprensa e disse que Dilma representa, nacionalmente, o projeto que enxergou o Nordeste, enxergou a Bahia e que podia listar realizações que comprovam isso, como a chegada de luz elétrica para 2,5 milhões de baianos, seis universidades federais implantadas no estado durante o governo do PT e 31 institutos federais de educação,
A senadora Lídice da Mata (PSB), candidata derrotada ao governo do estado no primeiro turno, ficando na terceira colocaçao, disse que aquele era o seu lado e destacou os investimentos que a presidente Dilma Rousseff realizou no nordeste, melhorando a vida do povo. A senadora não acompanhou a decisão da executiva nacional do partido que aprovou apoio ao candidato do PSDB, mas com ressalvas para as particularidades, inclusive na Bahia.
A senadora enfatiza “que neste momento não cabe posição de neutralidade quando o Brasil está dividido em duas propostas e o PSB escolheu “o que é melhor para o Nordeste, para a Bahia e o Brasil”.
Ao contrário do PSB baiano, a ex-ministra Eliana Calmon, que se candidatou ao Senado pela legenda e obteve mais de 500 mil votos, ficou com Aécio Neves (PSDB) e sobre essa decisão, Lídice que ela optou pelo caminho indicado pela Rede Sustentabilidade e pelo PSB nacional.
Curtas
Trezentos metros do início da caminhada, estava localizado o comitê tucano, onde estavam alguns militantes e passagem vaia de ambos os lados. Um carro de som estacionado na frente tocava jingle político, porém foi abafado som do mine-trio.
Divergentes na política municipal, mas juntos na estadual e federal, o prefeito município de Itanagra, Valdir Jesus de Souza (PSB), esteve em Alagoinhas e foi um dos primeiros a chegar à praça Rui Barbosa. Feliz com o resultado eleitoral em seu município, posou para foto ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), numa demonstração que as divergências são apenas nos limites de Itanagra. “Seo” ‘Didi’, como é conhecido está à frente do município desde 2012, quando assumiu a cadeira do executivo, após a cassação do ex-prefeito Percídio Ribeiro dos Santos (DEM), hoje aliado político. Marcelo Nilo foi o mais votado no município, obteve 707 votos e Roberto Carlos (PDT), apoiado pelo prefeito Didi 234, ficando na terceira posição. Marcelo Nilo aparece ao lado de Didi e José Carlos Alves Nascimento (PDT), prefeito de Aramari, município onde Nilo obteve 2.229 votos, sendo o mais votado.
O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), não conseguiu a reeleição para o 4º mandato, mas marcou presença em Alagoinhas e militantes ligados ao parlamentar distribuía um panfleto com suas ações e a mensagem de agradecimento pelos 25.248 votos obtidos no dia 05. “Vamos cumprir com a mesma disposição o nosso mandato até o dia 31 de janeiro e agora a luta é pela reeleição da companheira Dilma”, falou o camarada.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas