O advogado Cauê Tanajura Cirino, é novo presidente da Comissão Provisória do Partido Social Democrata (PSD) do município de Conceição do Coité. Ele substitui o ex vice-prefeito Deraldo Ramos Guimarães, que na eleição de outubro não acompanhou a orientação partidária e votou nos candidatos da coligação “Unidos pela Bahia”, que tinha como candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima do PMDB concorrente direto contra Otto Alencar presidente estadual do PSD.
Com a “queda” de Deraldo Ramos da presidência, caíram também Murilo Lopes Duarte, que exercia a função de vice-presidente, sendo substituído por José Fernando Silva Santos e de Lindemberg Souza dos Santos, secretário geral, função hoje ocupada por Maria Rute Lima Silva.
Nas funções de 1º e 2º tesoureiros, Diego de Oliveira Santos, substituiu Robson Carneiro Ramos e Adozilma Carneiro Silva a Ivaldo Araújo Almeida.
O partido têm dois vereadores na Câmara de Conceição do Coité, Ivaldo Araújo Almeida, eleito com 1.111 votos e José de Almeida Baldoino, com 1.036 votos.
Os dois vereadores foram eleitos por uma coligação contrária ao do atual prefeito Francisco de Assis (PT), mas aderiram a base governista antes mesmo da posse, participando do governo com indicações de cargos. Nas eleições de 5 de outubro divergiram da orientação política de Assis apenas no voto para deputado federal, tendo apoiado o vice-presidente do partido no estado, Edson Pimenta, que obteve 2.139 votos, não conseguindo se reeleger.
O vereador Ivaldo Araújo, colocou seu nome para candidato à presidência da Câmara, recebendo o apoio do colega de partido, Zé Baldoino e dos vereadores da oposição, indo para disputa com o vereador Betão Gordiano (PT), candidato apoiado pelo prefeito e que está na disputa para reeleição.
O novo presidente, Cauê Cirino, disse ao CN, que a decisão de Araújo e de Baldoíno não é a posição do partido em Coité e que eles estão contrariando a decisão partidária, inclusive orientada pelo presidente estadual da legenda, o eleito senador Otto Alencar. “Não é a vontade do partido que Araújo seja candidato. Nós apoiamos a candidatura de Betão do PT e o senador Otto deseja que o PSD permaneça ao lado do PT e PMDB aqui em Coité. Isto é um ato de gratidão e Otto que que permaneçamos dando apoio a Assis”, falou Cauê. Ele disse também que já conversou com vereador Zé Baldoino e que o mesmo está irredutível na sua posição.
Segundo Cauê, caso os vereadores não acompanhe as orientações do PSD local e estadual, serão entendidos com infidelidade partidária e o partido tomará suas providências.
A tendência é que Araújo vença a eleição, pois, conta com seu voto, o de Zé Baldoíno, e de todos os vereadores da oposição, Nego Jai, Elizane, César do Hospital, Lindo de Neusa, Pedrinho da Sambaíba e Hélder, totalizando 8 votos contra 7 dos vereadores da situação, são eles: Betão, Danilo, Rozana, Analene, Gel de Tetê, Rene do Sindicato e Raimundo Ferreira.
Os vereadores da oposição até já realizaram a eleição e consideram Araújo eleito presidente numa votação que contou apenas com os oposicionistas no dia, depois que o presidente Betão suspendeu a sessão por motivo dos vereadores da situação não aceitarem ser chamado pelo apelido parlamentar (relembre)