O governador Rui Costa se reuniu na manhã desta sexta-feira (23) com ministro da Educação, Cid Gomes, para apresentar propostas na área, entre elas, a criação de um centro de mídia para a produção de material pedagógico e atividades de ensino à distância. O encontro foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, que completa nesta sexta-feira, 31 anos.
De acordo com Rui Costa, o objetivo do centro é ampliar as ações já desenvolvidas no IAT. O investimento estimado é de R$ 60 milhões.
Segundo informações do subsecretário da Educação Aderbal de Castro, a secretaria já desenvolve atividades de ensino à distância no IAT, desde 2011, para alunos do ensino médio das escolas estaduais do estado, e a criação do centro será para aperfeiçoar essa modalidade de ensino.
“A secretaria já desenvolve aulas com intermediação tecnológica transmitida. Isso acontece para atender alunos de regiões mais remotas. O centro de mídias vai proporcionar um ambiente técnico para oferecer melhores condições para elaboração do trabalho dos professores. O projeto prevê a construção do centro no mesmo terreno do instituto [Anísio Teixeira]”, explica.
Sobre a construção do centro, que vai funcionar em um prédio de seis andares, Aderbal de Castro explica que o secretário da pasta, Osvaldo Barreto, ainda vai definir os processos de contratação, início e finalização da obra.
O local terá salas e equipamentos especiais para produção e transmissão de conteúdos educacionais. O centro também vai abrigar atividades do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Educação Profissional e de toda rede de educação básica, incluindo a Rede Anísio Teixeira.
G1BA